Sai um açaí!

por | jun 30, 2016 | Alimentação

O que malhadores sarados e a população ribeirinha da região Norte podem ter em comum? Para tirar essa dúvida basta dar uma passadinha nas academias e nas praias do Sudeste e descobrir que a tigelinha com um creme cor de vinho que faz a alegria da galera é o mesmo que faz muito curumim crescer. Pois é, o açaí conquistou uma legião de adeptos além-Amazonas, e agora só resta saber se a variedade de receitas ganha da quantidade de benefícios da fruta à saúde.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Pará, e coordenada pelo químico belga Hervé Rogez, descobriu que o valor nutricional dessa frutinha é de deixar muito suplemento vitamínico em lugar inferior no ranking. Para constatar esse favoritismo do açaí, basta saber que sua polpa contém cálcio, ferro, fósforo, fibras, potássio, proteínas, vitaminas B1, B2 e C e gordura vegetal, sem contar com o reforço dos inúmeros ingredientes que as receitas acrescentam na tigela. Em seu livro “Sabor Açaí”, baseado nos resultados das pesquisas, Hervé Rogez revela que uma tigela da fruta supre o total diário de fibras necessárias a um adulto, ajudando inclusive na regularização das funções intestinais.

Outra vantagem são os minerais e vitaminas presentes na sua composição, que ajudam a combater vilões como os radicais livres. A bendita frutinha ainda possui os pigmentos anticianianos – os mesmos responsáveis pela fama dos benefícios do vinho – que são antioxidantes e favorecem a circulação sanguínea. A economista Daniela Lobatto é uma das que fazem da tigela do açaí seu cálice sagrado. “Dizem que o café da manhã é uma das mais importantes refeições. Então, não faço por menos, sempre vou malhar cedo e quando acabo, na hora de ir para o trabalho, tomo uma tigela de açaí. Me sinto com as energias repostas para enfrentar o resto do dia”, garante ela.

E pelo seu diversificado repertório de nutrientes, o açaí pode ser considerado um indiscutível aliado da saúde. Um de seus componentes mais famosos é, sem dúvida, o ferro, responsável pela indicação da fruta no tratamento de anemias e no fortalecimento muscular. “O açaí contém o ferro não-heme, presente nos vegetais, que é de pouca absorção pelo organismo. No entanto, esse ferro é absorvido se tiver o consumo concomitante de vitamina C, e o açaí possui os dois na sua composição, tornando possível a sua absorção pelo organismo”, explica a nutricionista Aline Monteiro, da academia Fisilabor, no Rio de Janeiro.

Só que o ferro, por mais importante que seja, não pode ser considerado o único pilar de sustentação da enorme fama dessa frutinha. O seu valor energético é bastante considerável, e é justamente por isso que muitos atletas e malhadores vão com tanta sede ao pote. De açaí com granola, é claro. “Eu adoro açaí batido com banana, guaraná e granola. No verão, então, é uma refeição perfeita porque além do valor nutricional ainda é geladinha”, diz o empresário e surfista Ricardo Bastos. No entanto, mesmo com valores nutricionais invejáveis, o açaí não deve ocupar o lugar de uma refeição tradicional. “Uma refeição completa deve ter todos os grupos de alimentos. O açaí, apesar de ser excelente fonte de nutrientes, não deve ser consumido no lugar do almoço ou do jantar”, alerta a nutricionista Aline Monteiro.

Mas já no quesito calorias, ele pode sim roubar o lugar de um bom prato de arroz com feijão, afinal uma tigela de açaí, com xarope de guaraná, banana e granola pode chegar a 1500 calorias. A nutricionista Tatiana Ogheri, da academia Downtown Fitness, no Rio de Janeiro, faz um alerta em relação aos adeptos das tigelinhas turbinadas que têm problemas com a balança. “O açaí, apesar de todas as suas propriedades, possui muita gordura. Por isso, quem está acima do peso, mesmo que fazendo atividades físicas, deve evitar comer”, aconselha.

Nutritivo, energético e vitaminado, essas são as características mais festejadas do sarado açaí. Mas como nada é perfeito, as tigelas turbinadas são feitas à base da polpa da fruta congelada. “A fruta açaí possui realmente muito ferro, vitaminas e sais minerais. Mas quando a polpa dessa fruta é congelada para o consumo, a maioria de seus nutrientes são perdidos”, assegura o nutricionista Leonardo Haus, da academia Stella Torreão, no Rio de Janeiro, acrescentando ainda que somente os valores calóricos permanecem inalterados.

Que o açaí vem a somar na alimentação, não resta dúvida. No entanto, quem gasta menos do que consome deve ficar de olho no saldo negativo que a balança pode imprimir logo no espelho. Fora isso, pode mandar ver.

Agradecimentos:

Aline Monteiro – nutricionista

Tel: (21) 3325 2463

Isabella Toledo – nutricionista

Tel: (21) 2259 4860 e 9642 8177

Tatiana Ogheri – nutricionista

Tel: (21) 2494 7802