Qual exercício físico é mais indicado para cada pessoa?

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Praticar uma atividade física só traz benefícios, tanto para o corpo, quanto para a saúde, pois melhora o sistema cardiorrespiratório e a circulação, além de fortalecer a musculatura e, de quebra, deixar o corpo mais enxuto. Mas para isso, é preciso, primeiro, vencer a preguiça e fazer com que os exercícios se tornem um hábito. Uma dica é escolher algum que tenha mais a ver com você, com seu estilo de vida, e que garanta a sua satisfação, diminuindo as chances de abandonar a atividade e voltar ao sedentarismo.

O personal trainer e consultor da farmácia online Desejo Saúde, Leandro Coltro, diz que o exercício físico ideal é aquele que vai ao encontro do perfil do aluno, seus objetivos e histórico de saúde. “Em todos os casos, deve-se estabelecer uma rotina personalizada, que seja do agrado da pessoa, adequada ao seu estilo de vida e e que possa trazer resultados seguros e graduais. E antes de iniciar qualquer atividade física, deve ser feita uma avaliação médica”, afirma. Confira as informações do personal trainer sobre cada modalidade e escolha a sua preferida.

Dicas para escolher a melhor atividade física

Corrida: Pode ser praticada em qualquer idade, dos 5 aos 80 anos. Além de ajudar a emagrecer, a corrida trabalha a musculatura, beneficia a circulação sanguínea, regula o sono, e estimula a produção de endorfina (também chamada de “hormônio da felicidade”), uma das responsáveis pela sensação de prazer, bem estar e diminuição do estresse. Para evitar que cause lesões, especialmente nas articulações dos membros inferiores, a prática precisa ser bem orientada.

Danças: É uma atividade mais descontraída, ideal para quem quer emagrecer com prazer, se soltar um pouco mais, e até melhorar a concentração. Os benefícios são muitos: melhoram a coordenação motora, fortalecem a musculatura, ajudam a emagrecer, favorecem a memória, a expressão corporal, a capacidade cardiorrespiratória e estimula o espírito de equipe. É preciso ter cuidado, pois treinos muito intensos podem sobrecarregar os tendões e causar torções nos joelhos e tornozelos. Indicada dos 3 aos 70 anos.

Futebol: A paixão nacional agrada pessoas de ambos os sexos e idades diversificadas, que gostam de praticar atividades físicas em grupo. Melhora a agilidade e a coordenação, trabalha a musculatura, favorece o sistema cardiorrespiratório e o trabalho em equipe, e diminui a gordura corporal.

Ciclismo: Indicado a partir dos 8 anos, pode ser praticado ao ar livre ou em ambientes fechados. Melhora o condicionamento físico, fortalece a musculatura em geral (em especial o quadríceps), melhora o sistema cardiovascular e o respiratório, e não causa grande impacto nas articulações. Com treino bem orientado, ajuda a controlar o colesterol, a pressão arterial e a baixar o percentual de gordura corporal. Para evitar lesões, deve-se usar equipamentos de segurança e ajustar o banco conforme a altura da pessoa.

Hidroginástica: Para pessoas que não gostam de salas fechadas e preferem aulas dinâmicas, em grupo. A hidroginástica pode ser praticada dos 25 aos 90 anos, incluindo aqueles que têm problemas na coluna, atletas lesionados, gestantes e idosos, pois não causa impacto nas articulações. A prática regular ajuda a emagrecer, fortalece a musculatura, melhora a coordenação motora, a flexibilidade, a circulação sanguínea e a respiração, e regula a pressão arterial.

Musculação: É a preferida por quem se preocupa com a boa forma física e que desejam desenvolver a musculatura, deixando-a mais definida.  Em alguns meses de prática, ajuda a emagrecer, favorece a qualidade do sono, reduz o risco de problemas cardíacos, diabetes, colesterol alto e hipertensão. Tenha cuidado com os treinos intensos ou mal orientados, que podem causar dores nas costas, desvio de postura, romper ligamentos e provocar lesões   nas articulações. Pode ser praticada dos 16 aos 90 anos.

Natação: Ideal para todas as idades, está entre as atividades físicas mais completas. Trabalha todos os músculos, melhora a coordenação,o sistema respiratório, regula a pressão arterial, reduz a frequência cardíaca e ajuda a emagrecer. É um exercício leve (que pode ser praticado também de forma intensa) e de baixo impacto, indicado para quem quer perder peso ou apenas abandonar hábitos sedentários. Também é um bom complemento para praticantes de corrida ou musculação, pois ajuda a relaxar a musculatura.

Pilates: Indicado para quem quer melhorar a resistência muscular e fugir do estresse do dia a dia. O pilates unifica treino corporal e mental, e pode ser praticado dos 18 aos 80 anos. Ajuda ainda a corrigir a postura, trabalhar a concentração, a respiração, aumentar a flexibilidade e emagrecer.

Yoga: Por ser dividida em diferentes linhas, pode agradar vários tipos de pessoas, das mais “zen” às mais agitadas. E pode ser praticada desde a mais tenra idade até os 90 anos. A yoga aumenta a flexibilidade, ajuda a regularizar a respiração e o metabolismo, relaxa o sistema digestório e a circulação sanguínea, fortalece a musculatura e trabalhar a concentração. Posturas erradas ou falta de instrução podem ocasionar lesões na coluna ou na musculatura.