Pílula do dia seguinte – Tire todas as dúvidas sobre as polêmicas pílulas do dia seguinte

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Uma pesquisa publicada recentemente mostrou que a pílula de emergência, mais conhecida como pílula do dia seguinte (PDS), tem sido utilizada com muita freqüência pelas adolescentes brasileiras. Mas até que ponto esse método é realmente seguro? Quando deve ser utilizado? Se usada frequentemente perde o seu efeito? Para responder a essas e outras perguntas que recebo todos os dias, resolvi reuni-las nesse texto. Vamos lá?

Quando a PDS está indicada?

Somente em situações de emergência como: falha do método anticoncepcional utilizado (por exemplo: a camisinha que rasgou ou saiu do lugar, esqueceu de tomar mais de duas pílulas consecutivas, passou a data da aplicação da injeção); relações sexuais desprotegidas ou nos casos de violência sexual (estupro).

Cada PDS vale para aquela relação sexual que foi o motivo do seu uso e se você está precisando usar uma vez por mês ou mais, isso já não é mais uma emergência. Virou rotina, concorda?

Pode ser usada com freqüência? Qual o intervalo de tempo mínimo para usar a PDS novamente?

O uso freqüente é desaconselhável, pois além ser muito menos eficaz na proteção da gravidez do que um método usado regularmente (a PDS, quando usada nas primeiras 24 horas, oferece até, no máximo, 90% de proteção), ela pode desregular muito a menstruação da mulher, fazendo com que ela perca as contas do seu período fértil naquele mês. Não existe um intervalo mínimo de tempo para se utilizar a PDS novamente, mas uma coisa é certa: cada PDS vale para aquela relação sexual que foi o motivo do seu uso e se você está precisando usar uma vez por mês ou mais, isso já não é mais uma emergência. Virou rotina, concorda? Nessa situação, vale muito mais a pena procurar o ginecologista para te ajudar a escolher um método mais seguro para que você não fique tomando sustos por aí!

Se eu estiver tomando a pílula anticoncepcional comum, eu preciso usar a PDS também?

Se você usa a sua pílula anticoncepcional regularmente e da forma correta (um comprimido por dia, de preferência no mesmo horário), você está protegida da gravidez durante todo o mês, incluindo no intervalo de pausa entre as cartelas. Nesses casos, o uso da PDS é totalmente desnecessário. Agora, se você esquecer de tomar a pílula por mais de dois dias seguidos, a coisa muda de figura e o melhor a fazer é contatar imediatamente o seu ginecologista para te orientar sobre como proceder. Ah! Não deixe de usar a camisinha até receber a orientação necessária, pois ela te deixará protegida não só da gravidez mais também das doenças sexualmente transmissíveis.

E se eu atrasar o horário da tomada da PDS? Corro risco de engravidar?

O risco de gravidez com o uso da PDS sempre existe e, sem dúvida, é bem maior do que quando se usa um método mais seguro como a camisinha, a pílula anticoncepcional, o DIU ou a injeção. Se você atrasa ou esquece de tomar a segunda dose, é claro que esse risco aumenta. Por isso, o recomendado atualmente é a sua utilização em dose única.