Obesidade no Brasil

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Atenção mulheres. Uma nova pesquisa do Ministério da Saúde, divulgada esta semana, revelou que quase metade da população adulta brasileira está acima do peso, chegando a marca de 48,1%. A obesidade tornou-se um problema ainda maior e os índices saltaram de 11,4% dos brasileiros, em 2006, para 15% em 2011.

Entre as mulheres, 44,3% das brasileiras estão acima do peso, um aumento de 6% em relação a 2006. A pesquisa levantou o número da ala masculina, que é ainda mais alarmante: 52,1% deles têm sobrepeso.

Este aumento expressivo do sobrepeso e da obesidade é apontado por Deborah Malta, coordenadora de Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, como uma tendência mundial.

“A ocorrência do excesso de peso decorre do sedentarismo e de padrões alimentares inadequados. Essa é uma tendência mundial e o Brasil não está isolado. Ela é um reflexo do baixo consumo de alimentos saudáveis como frutas, legumes e verduras e do uso em excesso de produtos industrializados com elevado teor de calorias, como gorduras e açúcares, além de baixos níveis de atividade física”, afirmou.

Os dados fazem parte da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), que em 2010 entrevistou 54.339 adultos, nas 27 capitais. O Vigitel é realizado anualmente, desde 2006, pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (NUPENS/USP).

Leia também:

Guia da Saúde – Veja o que fazer hoje para desfrutar a vida com saúde até a terceira idade

Maça e Saúde – Estudo indica que fruta é aliada na redução do colesterol e ainda ajuda a perder peso