O que é cetose? Saiba como ela transforma seu corpo em máquina de queimar calorias

por | mar 15, 2019 | Alimentação

A cetose nada mais é do que um estado normal do metabolismo que ocorre na ausência de glicose. Ela acontece quando o organismo usa os depósitos de gordura do corpo como fonte energética, quando não há mais fontes de glicogênios. O potencial desse processo logo foi captado como uma maneira de emagrecimento, uma vez que consiste na queima de nossas reservas de gordura.

Dieta cetônica e queima de calorias

A dieta cetônica nada mais é do que uma forma de induzir o corpo a entrar no estado de cetose. O que acontece é a troca do substrato pelo organismo: com baixa oferta de carboidrato (fonte de energia) e grande oferta de gordura, o corpo é “obrigado” a substituir sua fonte energética, optando pela gordura e entrando, assim, no estado de cetose. Nesse estado, as reservas de gordura acumuladas são consumidas, resultando em perda de peso acelerada.

Aumento do metabolismo

ShutterStock

Outro diferencial da dieta é o de conseguir aumentar o gasto energético do corpo. Isso porque a quebra do carboidrato para obtenção de energia é muito mais fácil do que a da proteína e gordura. Como tem que trabalhar mais, o organismo queima mais calorias.

Cuidados da dieta

Especialistas afirmam que a dieta cetogênica só deve ser realizada por curtos períodos de tempo (30 dias no máximo), pois, a longo prazo, o organismo vai se acostumando com o processo e a pessoa para de emagrecer. Além disso, o alto consumo de gordura proposto pelo plano pode sobrecarregar os rins e aumentar o colesterol.

A dieta também não é aconselhada para pessoas com problemas crônicos de saúde, como diabetes, hipertensão arterial e problemas renais, gestantes, idosos e crianças. Assim como qualquer plano alimentar, a dieta cetogênica só deve ser feita com acompanhamento de profissionais de saúde e após a realização de exames que descartem problemas prévios de saúde.

Reeducação alimentar