Mamãe, eu quero bronzear

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Se a pele mulata dá tom ao samba, o bronzeado é a cor do Carnaval. Calma, não vá se atirar ao sol, virar um pimentão e correr o risco de passar o feriado da folia descascando. Nesta terceira matéria especial de Carnaval, leia o que os especialistas recomendam para conciliar um dourado arrasador com uma pele saudável.

A médica Anna Verônica Ziccarelli, da La Belle, alerta: o bronzeado tem que ser gradual e o horário das 11h às 15h deve ser evitado. “Quando estiver na praia ou na piscina, use sempre filtro solar. Fatores de proteção 15 para o corpo e 30 para o rosto preferencialmente. Tome muita água para não desidratar e ressecar a pele”, avisa a especialista, lembrando que o sol é o culpado por cerca de 70% do envelhecimento da pele.

Não basta aplicar o filtro uma vez. É preciso repassá-lo de duas em duas horas, sempre que sair da água, mesmo que o produto seja à prova d’água. O suor e a areia acabam retirando a camada protetora. E atenção: não pense que uma bela sombra poupa você dos raios solares. Eles atingem em cheio a sua pele, refletidos pelos lados e filtro solar é mais do que recomendado: é indispensável.

Você sabia que a esfoliação é importante para manter o bronzeado? Confira um vídeo pra lá de especial que o pessoal do Bolsa TV preparou para você.

Quantas vezes você ouviu que é importante usar bonés, chapéus, óculos-escuros e levar barraca (guarda-sol) quando for à praia? Acredite, essas ações preventivas podem literalmente salvar a sua pele. “Para roupas, opte por tecido de algodão, que bloqueia a radiação solar melhor do que o tecido sintético”, destaca a Dra Ziccarelli. As melhores barracas, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, são as feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.

Se o astro-rei não está dando as caras – ou você não curte ficar torrando sob ele – uma alternativa é o bronzeamento a jato. Na clínica Longevitá, no Rio de Janeiro, a sessão dura cerca de 90 minutos e custa R$ 150. Segundo a esteticista Ana Paula Cascardo, o procedimento, chamado de Instant Bronze, começa com a esfoliação para a retirada de células mortas e resíduos de produtos. Depois é feita a aplicação a jato de um produto semelhante aos auto-bronzeadores. Mas atenção: dermatologistas contra-indicam o bronzeamento artificial em câmaras, que pode causar câncer.

Na quarta matéria deste especial de Carnaval, você confere os tratamentos e cuidados para deixar as suas madeixas lindas de morrer. Não perca.

Leia mais sobre autobronzeadores AQUI.
Abusou do sol? Confira os cuidados e o que fazer AQUI.

Serviço:

Clínica La Belle. Tels: (21) 2431-7898 (Unidade Barra) e (21) 2523-7082 (Unidade Ipanema)
Clínica Longevitá e Espaço Coiffeur Longevitá – (21) 2494-3036