Malhada e mais pesada

Salve Jorge entrou no ar com a belíssima Nanda Costa exibindo suas curvas que quase colocam o morro abaixo quando sua personagem, a protagonista Morena, desfila pelas ruas. Para entrar em forma para a trama, onde vai conquistar o capitão bonitão vivido por Rodrigo Lombardi, a atriz pegou pesado na malhação. Mas os resultados do grande esforço não foram sentidos na balança.

“Eu queria tonificar e ter o corpo mais rígido para o papel, porque a Morena pede. Por isso eu comecei a malhar mais e, conforme ia me pesando, eu via que estava mais sequinha, mas estava ganhando peso junto. Foi quando meu personal me disse para relaxar, pois não tenho mais peso, e sim medida”, disse em entrevista à Fátima Bernardes no programa Encontro, da Rede Globo, quando revelou que abandonou de vez a balança.

O fenômeno não é nada incomum, pelo contrário. Na ânsia de ficar magra, é comum notar o aumento e entrar em dietas malucas, mas é bom saber que não tem nada de errado e a malhação é superindicada. “Isso acontece quando a mulher pratica algum exercício que promova sobrecarga muscular, como a musculação, pilates e outros tipos de movimentos funcionais. Eles promovem o aumento de massa muscular magra e redução do percentual de gordura no corpo”, explica o personal training Alexandre Rodrigues Medeiros.

Basta uma avaliação corporal para avaliar os resultados. “Essa avaliação pode ser feita por meio das dobras cutâneas, com aparelhos como o adipômetro ou o plicômetro. Eles funcionam como uma espécie de beliscão, puxando a pele para que seja feita a soma do percentual de gordura no corpo. Isso determina se a musculação está dando resultado”, esclarece o treinador.

A balança só é indicada para quem perde peso sem exercícios, mas, de acordo com o profissional, isso não deve acontecer. “Os exercícios aeróbicos, como caminhada e bicicleta, são os indicados para secar. Mas não devem ser feitos sem alguma sobrecarga muscular indicada por um profissional. Isso porque a pessoa vai acabar perdendo peso de massa magra, o que não é bom. O ideal é sempre manter algum percentual de músculo para ter mais resistência”, conclui.