Má digestão

por | jun 30, 2016 | Alimentação

É imenso o número de pessoas que sofre de má digestão hoje em dia. Também, pudera! Com as refeições realizadas apressadamente em locais tumultuados, ingestão excessiva de alimentos gordurosos, pouca mastigação e praticamente atenção zero ao que está sendo colocado para dentro do organismo, não é de se estranhar.

O processo digestivo encontra sua máxima expressão no estômago, que quando sobrecarregado dá o alarme através do mau funcionamento. O estômago é o órgão responsável pela digestão física dos alimentos, mas também tem uma função muito especial na digestão anímica dos fatos e das situações de vida.

Pensamos com nossa mente, mas ruminamos os pensamentos em nosso estômago!

Você já parou para pensar nas situações de sua vida, de seu dia-a-dia, que não consegue digerir? Quantas vezes você já usou expressões que demonstram perfeitamente a estreita ligação existente entre o processo de digestão física e a anímica ou emocional?

Veja alguns exemplos:

Ao “engolir” uma situação que provoca raiva, é bem provável que tenha usado a expressão: “isto está me roendo por dentro”. Ao enfrentar uma situação de medo é comum usar frases do tipo: “senti um aperto no boca do estômago”.

Ao estar preocupado com algo, existem duas alternativas para o comportamento do processo digestivo: excesso de fome ou falta dela, sendo que em ambos os casos, o desequilíbrio já está instalado.

A ansiedade e o nervosismo levam a pessoa a comer apressadamente, engolindo junto com o alimento grandes quantidades de ar, que provocam gases e dificultam a digestão. A pessoa passa a engolir os alimentos sem ter muita consciência do que está sendo colocado para dentro do corpo e isto passa a ser um reflexo de sua atitude perante a vida.

Podemos considerar a digestão emocional de forma análoga: devido à ansiedade, se perde a capacidade consciente de avaliar antecipadamente o que serve e o que deve ser descartado.

A raiva, a ansiedade, o nervosismo, a preocupação e o medo geram um bloqueio no PLEXO SOLAR, que é o centro distribuidor de energia vital para todo o aparelho digestório, e qualquer bloqueio nesta região certamente acarretará distúrbios físicos no processo digestivo.

Se não resolvermos/digerirmos estas situações, se não lidarmos com elas de forma consciente, passa a ser função do estômago DIGERÍ-LAS, ou pelo menos tentar. É um processo inconsciente que leva invariavelmente à sobrecarga deste órgão, que pede socorro e chama a atenção para o problema, realizando uma má digestão. Ele pede que estes problemas sejam trazidos à luz da consciência, que sejam trabalhados em outra instância que não a física.

É UM APELO!!!

É na esfera emocional que os florais podem ser de grande ajuda no combate à má digestão, pois conduzem a um nível de consciência mais elevado e atuam na transformação da capacidade interna de ver o mundo e a si próprio.

Ao conseguir prestar atenção e entender sua maneira de lidar com as situações, uma pessoa fica apta a transformá-las conscientemente, ficando livre dos pedidos de socorro que seu corpo emite.

DICAS PARA COMBATER A MÁ DIGESTÃO:

CHÁ DE ESPINHEIRA SANTA: Tome 1 xícara de chá de Espinheira Santa após as principais refeições.

Florais de Minas:

Para ansiedade: IMPATIENS

Para raiva: CAMELLI

Para medo: MIMOSA, BIPINATUS ou PASSIFLORA

Para ter maior percepção do que ingere: TARAXACUM

Para aliviar a mente de preocupações e pensamentos obsessivos: MOMORDICA

ALIMENTAÇÃO LEVE: Procure alimentar-se de alimentos mais leves e saudáveis, evitando gorduras e comidas de difícil digestão. Observe-se, entre em contato com suas reais necessidades alimentares.

Ouça o seu corpo!!!

Os florais não apresentam contra-indicações mas, para que alcancem melhores resultados, é preciso realizar um estudo detalhado do caso, para que seja indicada a fórmula floral mais eficaz e abrangente, além da indicação de medidas auxiliares que acelerem o processo de cura e harmonização.

Esta consulta personalizada pode ser agendada em meu consultório, na Rua California 76, no Brooklin, São Paulo. Se você mora fora da cidade, ela também pode ser feita à distância, pelos telefones: (11) 5542-2220 ou (11) 5044-2821.

Laura Magalhães – Terapeuta Holística – CRT 31217