Saber qual é a correta alimentação para ganhar massa muscular é tão essencial para definir o corpo quanto praticar atividades físicas. Engana-se quem acha que a dieta deve abolir certos tipos alimentares, como carboidratos, visto que isso pode levar a carências nutricionais. Assim, o ideal para quem busca um corpo sarado é apostar em alimentos funcionais de todos os grupos, que potencializam a queima de gorduras e o crescimento dos músculos.
Separamos as melhores opções abaixo. Veja:
Tabela de alimentação para ganhar massa muscular
Agrião
Fonte de diversos nutrientes e minerais, como vitamina C e ferro, o agrião é ótimo para diminuir a fadiga que as atividades físicas causam nos músculos.
Alimentos integrais
Alimentos deste tipo, como arroz, pães e macarrão integrais, são absorvidos devagar pelo organismo, de modo a fornecer energia durante todo o treino e ainda afastar a fome.
Atum
Esse é um dos mais completos alimentos para ganhar massa muscular magra. Fonte de proteína saudável e com pouquíssima gordura, o atum possui minerais, vitaminas e ômega-3, sendo excelente para auxiliar o funcionamento do organismo, ajudar a formar músculos e ainda prolongar a sensação de saciedade, o que evita deslizes na dieta. Para variar no consumo, é possível preparar diferentes receitas marombas com atum.
Aveia
A aveia é cheia de benefícios para a saúde e o corpo. Por ser um carboidrato de baixo índice glicêmico, ela libera energia lentamente, o que é excelente para quem malha. Outro ponto positivo é a presença da fibra betaglucana, que reduz o colesterol e o triglicérides, dando uma força extra para o organismo.
Banana
O potássio dessa fruta tem a função de prevenir que o músculo fique fraco e com câimbras, o que é essencial para as pessoas que treinam.
Batata-doce
Entre as propriedades da batata-doce, destaca-se o grande auxílio ao ganho de massa muscular. De baixo índice glicêmico, esse carboidrato promove combustível suficiente para todo o exercício e ainda reduz a fome. Ainda por cima, seu teor de potássio evita a fraqueza muscular.
Carne vermelha
Fonte de B12, esse alimento para ganhar massa muscular é excelente para melhorar o potencial das células musculares e nervosas, além de possuir altas quantidades de proteína, ferro e zinco. Porém, para manter sua refeição saudável, o ideal é tomar alguns cuidados para comer carne vermelha, como escolher o corte com menos gorduras e a quantidade ideal.
Cereja
Além de deliciosa, a cereja faz bem já que possui diversos nutrientes benéficos ao organismo, como potássio e fibras. Estes componentes, respectivamente, recuperam o corpo após atividades físicas e auxiliam no emagrecimento.
Chia
A junção de fibras e ácidos graxos de ômega-3 torna a chia uma poderosa aliada do corpo. Sua ação reduz a inflamação dos músculos e ainda os ajuda a crescer.
Cottage
Entre os melhores tipos de queijo para dieta está o cottage. Branco, esse laticínio é magro em relação às gorduras e ainda possui proteínas.
Espinafre
Um estudo da Universidade de Rutgers, em Nova Jersey (EUA), publicado na revista científica New Scientist descobriu que o espinafre contém esteróides naturais que aumentam em até 20% a velocidade de crescimento dos músculos. Todavia, esse efeito só é possível se for consumido ao menos um quilo da verdura por dia.
Apesar disso, as folhas de espinafre ajudam a emagrecer e, consequentemente, definir os músculos, pois são ricas em fibras, que deixam a digestão mais lenta, de modo a afastar a fome e evitar o acúmulo de gordura.
Frango
Este é um dos alimentos mais consumidos pelos marombeiros, devido aos benefícios que possui. A proteína presente no frango ajuda a recuperar as fibras dos músculos, deixando-os grandes e definidos. Além disso, ele possui pouca gordura e, portanto, é uma opção saudável e menos calórica.
Frutas cítricas
Os antioxidantes e a vitamina C de frutas como limão e laranja são excelentes para aumentar a imunidade, que geralmente é enfraquecida pela prática de exercícios.
Lentilha
Assim como o feijão, a lentilha contém proteínas, mas em maior quantidade. Outra vantagem é sua composição com fibras e altas quantidades de zinco e ferro.
Ovo
A clara de ovo possui aminoácidos essenciais para recuperar e desenvolver o tecido muscular. Já a gema é rica em proteínas de alto valor biológico, que combatem as microlesões da musculação e atuam na regeneração celular.
Quinoa
Além de agregar minerais e proteínas, a quinoa recupera o corpo após exercícios, visto que contém o aminoácido lisina.
Soja
Fonte de proteínas de alto valor biológico, consumir soja é uma boa maneira de potencializar o ganho de massa muscular, visto que contém aminoácidos que garantem um corpo definido.
Ganho de massa muscular: saiba mais
- O que fazer depois do exercício: 5 coisas para que ele faça efeito
- Como saber se estou perdendo peso ou músculos? Aprenda a identificar
- Dieta das marombeiras: treinadora revela cardápio e alimento que define