Algumas pessoas devem evitar e outras não podem comer jaca de jeito nenhum: veja grupos

por | abr 14, 2022 | Alimentação

Bastante comum e acessível no Brasil, a jaca tem sabor adocicado e, mesmo quando ainda não está totalmente madura, pode ser usada em preparações salgadas. A “carne de jaca”, por exemplo, é bastante conhecida por vegetarianos.

Além disso, o fruto é repleto de benefícios à saúde, porém, nem todo mundo pode comê-la. Veja a seguir quais pessoas devem evitar o alimento.

Jaca: quem deve evitar comer a fruta

Excelente fonte de fibras e pobre em gordura, a jaca contribui para uma digestão saudável e ainda abriga vitaminas, minerais e fitoquímicos que trazem vários benefícios à saúde.

.
Suriyawut Suriya/Getty Images/iStockphoto

Mas apesar de natural e nutritiva, a jaca deve ser evitada por dois tipos de pessoas, segundo informações da Cleveland Clinic, centro médico acadêmico dos Estados Unidos.

Pessoas que têm alergia ao látex ou ao pólen de bétula não devem consumir jaca, pois os dois tipos de alergias podem ter reação cruzada com a fruta.

No caso da borracha, o fenômeno se chama “síndrome látex-fruta” e acontece porque algumas frutas, como jaca, mamão, figo, banana, abacate, entre outras, têm em sua composição proteínas semelhantes àquelas presentes no látex da seringueira.

A jaca também deve ser evitada por quem sofre de doença renal crônica ou insuficiência renal aguda. Pessoas com essas condições podem desenvolver hipercalemia se ingerirem grandes quantidades de potássio. A hipercalemia é um acúmulo de potássio no sangue que pode causar fraqueza, paralisia e até ataque cardíaco.