Inimigos do coraÇÃo

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Depois de abalar muitos corações, ele caiu na boca do povo. Não, não estamos falando de amor, mas sobre um problema que figura entre os piores inimigos do bem-estar: o colesterol alto. Ele pode levar às temidas doenças cardiovasculares, infarto e até derrame cerebral. Ainda mais preocupante é o fato de que poucos brasileiros têm o hábito de fazer exames para checar os níveis da substância no sangue. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, mais da metade da população nunca fez a medição. Entre aqueles que fizeram, entretanto, muitos tiveram a má notícia: colesterol alto. É preciso aprender a controlá-lo!

A atenção deve ser dada principalmente à alimentação, pois os maus hábitos alimentares são grandes responsáveis pelo excesso do LDL (colesterol ruim) no sangue. “O colesterol está presente apenas em alimentos de origem animal, como carnes, ovos, leite e derivados. Por isso, é fundamental evitar o consumo constante e excessivo desses alimentos”, observa Juliana Garcia, nutricionista da Clínica Contato.

Além disso, quem tem colesterol alto precisa adicionar à dieta uma combinação adequada de frutas, vegetais, cereais integrais e oleaginosas. “Muitas vezes a pessoa precisa de um acompanhamento profissional para ajudá-la a modificar hábitos alimentares inadequados que vêm desde a infância”, comenta a nutricionista. E por falar em criança, elas também podem ter níveis de colesterol alterados, principalmente devido à alimentação rica em gordura e açúcares e pobre em legumes, frutas e verduras.

Felizmente, as prateleiras dos supermercados têm abrigado uma crescente quantidade de produtos desenvolvidos especialmente para combater os níveis de colesterol no sangue. Entre eles, margarinas livre de gordura trans ou com fitosteróis, maionese sem colesterol e por aí vai.

Mas será que só uma boa alimentação basta para resolver e até mesmo evitar o problema? Não, é preciso rever alguns conceitos e adotar um estilo de vida saudável, ativo, onde haja tempo, por exemplo, para a prática de alguma atividade física, já que o sedentarismo e o estresse são grandes vilões da saúde, assim como o tabagismo.

A acupuntura também pode dar uma mãozinha, pois promove o equilíbrio do sistema endócrino e melhora a circulação sangüínea. “A técnica ajuda o organismo a eliminar o colesterol ruim. O próprio corpo, quando corretamente estimulado, promove o equilíbrio das substâncias”, explica Carlos Augusto Torro, acupunturista do Grupo CBES.

Até quem já toma remédio para colesterol alto pode se beneficiar da acupuntura. “Ela ajuda na absorção de diversas substâncias, inclusive de medicamentos, potencializando o efeito deles”, explica o acupunturista. Para os que têm medo de agulha, uma boa notícia: a acupuntura é apenas um dos ramos da medicina tradicional chinesa. A fitoterapia, a auriculoterapia, a massagem Tui-Ná, a eletroacupuntura e outras técnicas apresentam benefícios semelhantes e não envolvem as picadas. Agora, é só se cuidar!