Grávidas e o sexo

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Para a maioria das pessoas, a gravidez é um momento único e de muitas transformações na vida da mulher e do casal. Mudanças no corpo, na rotina do dia-a-dia, a mistura de sentimentos e emoções, os seios e a barriga crescendo… até a relação do casal pode mudar, incluindo a hora do o sexo!

Durante uma gravidez normal, não há motivos para restringir a atividade sexual, pois não causa danos à mulher nem ao bebê. Somente em casos especiais e de acordo com a recomendação médica, a penetração vaginal deverá ser evitada. No mais, o sexo pode e deve ser praticado, pois relaxa a mulher e o parceiro e alivia as tensões e a ansiedade através da satisfação.

Nos primeiros três meses de gravidez, devido à alta concentração de hormônios no sangue, a mulher pode ter enjôos com freqüência o pode diminuir a sua vontade de fazer sexo. Muitas enjoam de tudo, algumas até mesmo com cheiro do próprio marido! No final da gravidez, o tamanho da barriga pode dificultar a prática de determinadas posições, a ansiedade da proximidade do parto, os mitos de que a penetração vaginal é capaz de machucar o bebê e também a amamentação podem diminuir a vontade do casal de fazer sexo. Alguns homens têm dificuldades na hora da transa, pois passam a ver a parceira grávida apenas como “Mãe” de seus filhos e não mais como mulher, fêmea.

Por outro lado, muitas mulheres ficam com mais tesão e descobrem o orgasmo pela primeira vez durante a gravidez. Outras dizem que seus orgasmos ficaram mais intensos e melhores! Muitos homens também acham a mulher grávida “sexy”, dando asas às suas fantasias e de sua parceira, o que pode apimentar ainda mais a relação a dois. O bom relacionamento do casal, as condições emocionais e de auto-estima da mulher e a aceitação da gravidez são fatores que podem influenciar de forma positiva ou negativa a sexualidade de ambos nesta fase.

Por último é sempre bom lembrar que a sexualidade não se expressa somente através da relação sexual com penetração vaginal. Envolve afetividade, emoção, comunicação (verbal ou não!) e prazer. Carinhos, massagens, beijos e toques amorosos também fazem parte da expressão de um relacionamento carinhoso e saudável!

Dra. Mariana Maldonado é médica ginecologista e obstetra, especialista em Sexologia e Homeopatia.

Tel: (21) 2287-2311

e-mail: dra.mariana@marianamaldonado.com.br         

site: www.marianamaldonado.com.br