Gordura trans: tudo sobre a vilã das dietas e da saúde

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Presente nos alimentos industrializados, a gordura trans foi adotada pelas indústrias de alimentos na década de 50 para aumentar o sabor e a durabilidade do produto na prateleira. Contudo, essa gordura é prejudicial à saúde e há um limite de quantidade por produto.

Leia também

Médica dos famosos ensina segredos para exterminar gordura localizada 

Gorduras saturadas, insaturadas e trans; entenda as diferenças 

Excesso de sódio, açúcar e gorduras pode causar doenças  

A professora Luciana Setaro, do curso de Nutrição da Anhembi Morumbi, dá dicas para não cair na armadilha da gordura trans nos alimentos.

O que é

De acordo com Luciana, a gordura trans é produzida por um processo chamado hidrogenação. Neste processo químico, óleos vegetais são submetidos à alta pressão e temperatura, o que origina uma gordura sólida.

Malefícios

“O consumo da gordura trans contribui para o aumento do LDL (colesterol ruim) e diminuição do HDL (colesterol bom) no sangue. Além disso, ela também provoca o aumento da gordura abdominal, levando à síndrome metabólica, um conjunto de doenças graves como: diabetes, pressão alta, aumento do LDL e triglicérides”, afirma Luciana.

Zero trans

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o alimento que tiver quantidade menor ou igual a 0,2 g de gordura trans pode ser caracterizado como “zero trans”. Contudo, é importante checar o rótulo do produto para conferir na tabela nutricional a quantidade de gordura presente.

Alimentos ricos em gordura trans

Veja na galeria de fotos os principais alimentos ricos em gordura trans que devem ser evitados.

Sorvete

Salgadinhos de pacote

Manteiga vegetal e margarina em barra

Fast food

Batata frita

Pipoca de micro-ondas

Bolacha recheada e biscoitos em geral