Frutas in natura são melhores do que frutas secas para a dieta; entenda

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Frutas secas são indicadas em muitas dietas para emagrecer, mas elas podem não ser tão saudáveis e nem fazer perder tantas calorias quanto as in natura. Pelo menos é o que afirma o nutricionista funcional Dr. Fábio Bicalho, que explica: na versão seca há perda de boa parte da vitamina C e total de água.

Leia também

Gengibre emagrece, extermina celulite e previne contra gripes

Suco verde: veja receita para desintoxicar o organismo

Frutas que eliminam gordura: veja quais são as mais poderosas

Frutas secas emagrecem?

Elas podem, sim, auxiliar a perder peso, principalmente pelo teor de fibras que causa saciedade e evita a fome, o que facilita o controle da dieta. Porém, a versão in natura acumula ainda mais benefícios. “Ambas são bem-vindas, mas a fruta fresca, como tem água, é melhor no processo de emagrecimento”, indica o especialista.

Damasco é a fruta seca menos calórica (Créditos: Thinkstock)

A grande vantagem das frutas secas é a praticidade, já que elas são muito mais fáceis de serem carregadas na bolsa até o trabalho, por exemplo. Com isso, é uma alternativa mais indicada para quem não dispões de muito tempo durante o dia.

Como consumir para emagrecer

Podendo passar por processo natural ou por meio de máquinas de desidratar alimentos, as frutas secas mais comuns são uvas passas, ameixas, tâmaras e damascos. Todas elas são fontes de Vitaminas A, B1, B2, B3, B6, ácido pantotênico e sais minerais, como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, cobre e manganês.

Entre elas, o ideal é dar preferência aos damascos, que, segundo Dr. Bicalho, são os menos calóricos, e evitar as uvas passas, donas de mais calorias. O nutricionista indica 30 gramas diárias no lanche da manhã ou tarde, acompanhadas de um chá emagrecedor, como o de oliveira.