Fome ou gula? Endocrinologista explica o que nos faz comer

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Comer é uma atividade que está diretamente ligada ao prazer ou pelo menos é o que pensam a maioria das pessoas. Contudo, a ingestão de alimentos faz parte do sistema básico de manutenção do funcionamento do organismo.

Leia também

Dieta para emagrecer rápido: cardápio para enxugar sem passar fome 

Aprenda a driblar a vontade de comer alimentos calóricos na TPM 

Doença celíaca não tem cura, mas pode ser controlada com alimentação 

A endocrinologista e especialista em emagrecimento Andressa Heimbecher explica a diferença entre gula e fome:

Fome

Segundo a endocrinologista Andressa Heimbecher, especialista em emagrecimento, existe uma rede de mecanismos, chamados de homeostáticos, responsáveis por manter o organismo em equilíbrio. Essa rede disparara vários sinais ao cérebro alertando que precisamos de energia “Quando esse sinal chega ao cérebro ocorre uma elaboração de resposta ao corpo. É quando sentimos fome”, explica a especialista.

Comidas gordurosas e com muito açúcar proporcionam sensação de prazer / Crédito: Thinkstock

Vontade

A vontade também nos leva a ingerir alimentos, na maioria das vezes calóricos e gordurosos. “Vivemos num ambiente obesogênico, ou seja, somos cercados de estímulos para comer comidas palatáveis, de alto teor de açúcar e gordura”, diz Andressa. A vontade de comer alimento mais gordura e açúcar também se dá porque essas substâncias estão ligadas a áreas do cérebro que oferecem sensação de bem estar e prazer.

Ainda de acordo com a endocrinologista, as experiências pessoais vão resultar em memórias aos cheiros, texturas e sabores, o que torna o processo de escolha alimentar algo muito mais complexo do que a fome.

A hora de parar

Segundo Andressa, vários hormônios são responsáveis pelo controle do que ingerimos e dois deles têm tido importância nos estudos de controle do apetite: a ghrelina e a leptina. “Quando o nosso estômago está vazio, ocorre o aumento do hormônio ghrelina, que vai antecipar a vontade de comer”, explica a médica. “Quando nos alimentamos, o tecido adiposo libera leptina e o pâncreas produz insulina. Estes hormônios vão avisar ao cérebro que estamos saciados”, completa. Segundo a especialista, pessoas acima do peso costumam apresentar resistência à ação do hormônio leptina.

Veja na galeria de fotos 5 alimentos que dão sensação de saciedade e que controlam a gula:

Rica em fibras, a pera proporciona a sensação de saciedade

Folhas cruas como alface, rúcula, agrião, couve e espinafre tem grande quantidade de fibra, o que fornece sensação de saciedade

A aveia também está entre os alimentos que oferecem sensação de saciedade

A chia retarda o esvaziamento gástrico, ajudando a reduzir o apetite e aumentando a sensação de saciedade

Com casca rica em fibras, o gergelim proporciona sensação de saciedade e por isso ajuda a emagrecer