FeijÃo e arroz

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Quando a vontade é ver o ponteiro da balança baixar, muitas pessoas optam por diminuir ou até mesmo eliminar o consumo de carboidratos da dieta. Nesse contexto, o arroz e o feijão são os primeiros alimentos a serem cortados do prato, assim como pães e massas. O que pouca gente sabe é que essa combinação super brasileira é nutritiva, saborosa e pode até ajudar a eliminar os quilinhos extras que tanto incomodam.

Os especialistas concordam com a nova visão de que nas dietas de redução de peso pode-se comer de tudo. “O segredo é equilibrar as porções e consumir os alimentos de forma moderada. Portanto, nada impede que hoje uma pessoa em dieta faça uso do arroz e do feijão. A quantidade consumida deverá ser estipulada pelo nutricionista, de acordo com diversos fatores colhidos durante a consulta com o paciente”, afirma a Raquel Maia Chaves, nutricionista da consultoria Sprim Box.

Mas por que o arroz e o feijão, quando consumidos juntos, formam uma combinação perfeita? “Ambos fornecem diversos nutrientes como amido, ferro, vitaminas B e proteínas. Os aminoácidos que faltam em um, você encontra no outro. Por exemplo: o feijão é rico no aminoácido lisina, pouco presente no arroz; já o arroz é rico no aminoácido metionina, encontrado em pequena quantidade no feijão. Assim, eles se completam”, explica Raquel.

Dicas para consumir a dupla sem engordar

Uma dúvida constante é sobre a quantidade de vezes por semana se deve consumir a dupla tão presente na maioria dos lares brasileiros. “Para pessoas que não estejam em um programa de redução de peso, não existem restrições”, afirma a nutricionista. “Quem está de dieta devem consumir arroz e feijão apenas no almoço”. Se a vontade for irresistível, diminua as porções, priorizando as proteínas magras, como queijo branco e frango, e as saladas.

Saber preparar o feijão é um detalhe importante e também causa dúvidas. “A forma de preparo varia de pessoa para pessoa e depende do gosto de cada uma. Quem não está fazendo dieta pode adicionar carnes para dar um paladar mais saboroso, mas com moderação já que elas muito gordurosas”, ensina Raquel. “O mais saudável é cozinhar o feijão sem as carnes e fazer o refogado tradicional com cebola e alho, para evitar o consumo de calorias extras”.

E já que falamos na importância do tamanho das porções, é importante saber quanto espaço a dupla pode ocupar no prato: o ideal é que ele seja composto por ½ de salada de folhas verdes e legumes, ½ de proteína magra (carne, peixe ou frango) e ½ de carboidrato que pode ser batata, macarrão ou arroz com feijão.

Um homem saudável, com aproximadamente 70 Kg, pode comer 9 colheres de sopa de arroz para 1 concha média cheia de feijão; ou seja, se ele comer 4,5 colheres de arroz, deve consumir meia concha de feijão. Já uma mulher saudável de 55Kg pode comer 5 colheres de sopa de arroz para 1 concha pequena de feijão.

Consultoria:

Sprim Brasil

Praça Santos Dumont, 74, Gávea

Rio de Janeiro – Tel: (21) 3206-7358

Veja também:
Receitas Light

ARTIGO RELACIONADO:

ALIMENTO QUE VEM DA TERRA