null: nullpx
alho-Tasaudavel

Farmácia natural

Publicado 30 Jun 2016 – 08:00 PM EDT | Atualizado 20 Mar 2018 – 12:57 PM EDT
Compartilhar

O resfriado é a doença mais freqüente em seres humanos e, juntamente com a gripe, são as razões mais comuns de ausência na escola e no trabalho. Provocadas por vírus, eles causam alguns inconvenientes... O nariz escorre ou fica entupido, pode haver espirros, lacrimejamento e coceira na garganta com ou sem tosse, além das dores de cabeça e pelo corpo, com prostração e mal-estar, sem falar da febre que pode ser mais ou menos alta e dos calafrios.

Esses tipos de infecções ocorrem corriqueiramente por exposição ao frio, ou por qualquer quebra ou diminuição na resistência do sistema imunológico, seja ela por falta de sono, dieta deficiente, estresse etc.

Na maioria das vezes elas são autolimitadas, ou seja, nos acometem e após certo tempo (alguns dias) terminam sem grandes conseqüências, todavia geram grandes transtornos quando de sua passagem. Devemos redobrar a atenção com as crianças pequenas, os idosos e as pessoas com doenças crônicas debilitantes, por serem mais suscetíveis a complicações.

Inúmeras doenças podem simular uma gripe comum e passarem despercebidas, sem serem tão inofensivas assim


Em nossa casa possuímos, sem saber, um vigoroso e potente arsenal para nos ajudar nestes casos.

Para início de conversa, o limão. Não conheço fruta com mais propriedades terapêuticas, por ser tão disseminado e freqüente o seu uso. Ele tem propriedades antitérmicas e desintoxicantes. É excelente remineralizador, promovendo maior sensação de bem-estar, além de ajudar a recompor as defesas do organismo.

O alho é antibacteriano, antiviral e antifúngico, estimula o sistema imunológico e é antinflamatório, e também desintoxicante. Em excesso, pode alterar o sabor do leite e causar cólicas no lactente.

A canela também possui propriedades antitérmicas e antimicrobianas, além de ser antiinflamatória e relaxante muscular. Ela é levemente tônica. Deve ser evitada em febre alta, gastrite em atividade e na gravidez.

O gengibre é um dos meus preferidos. É antitérrmico, antiviral, melhora tosses e enjôos, é expectorante e imuno-estimulante, melhora espasmos e é antiinflamatório, alivia em casos de vômitos, além de ser antioxidante. Os hipertensos, todavia, devem ter cautela com o excesso.

A hortelã é antisséptica e expectorante, antimicrobiana e antifúngica, antiviral e antialérgica, antiinflamatória, antioxidante e analgésica.

O próprio agrião é um excelente expectorante e antioxidante, sobretudo se usado em tabagistas e, além de tudo, é anti-alérgico.

O conhecimento oriental diz que o uso de pimentas ajuda na saúde geral e dispersa gripes e resfriados. Nestes casos, o uso parcimonioso, sobretudo da pimenta vermelha, pode ajudar. E ajuda mesmo.

O mel é excelente por ser também expectorante e acalmar a tosse e é rico em minerais, entretanto deve ser usado em pequenas quantidades, pois em excesso aumenta a produção de secreções, o que pode gerar desconforto.

A própolis pode ser usada em gargarejos para alívio da garganta, além de ser um antibacteriano potente.

É claro que a assistência médica é sempre fundamental para avaliarmos o grau do nosso acometimento e também para confirmá-lo, pois inúmeras doenças podem simular uma gripe comum e passarem despercebidas, sem serem tão inofensivas assim.

Essas dicas são para acrescentar e de forma nenhuma devem substituir a prescrição dos remédios dados pelo seu médico. Você também não deve alterar suas dosagens sem falar com ele. Procure sempre assistência e tire todas as suas dúvidas. Lembrem que o que serve para uma pode não servir para outra.

Fiquem bem e até a próxima!

As frutas não substituem os outros alimentos. É preciso consumir proteína e carboidrato vindos de outros alimentos

O ideal é ter uma alimentação variada

As frutas são fontes de vitaminas e nutrientes

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse