Farinha de soja previne a TPM e o câncer

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Considerada um alimento funcional, a soja é rica em proteína vegetal, possui isoflavonas e ácidos graxos insaturados e atua na prevenção das doenças crônico-degenerativas. Também é excelente fonte de minerais como ferro, potássio, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B.

Leia também:

Farinha de maracujá emagrece e inibe absorção de gorduras

10 dietas para emagrecer rápido

Sopa para emagrecer da Dieta Detone

A nutricionista Roseli Uneno Ninomiya explica que a farinha de soja também é rica em fitoestrógeno, substância que atua como repositor hormonal fitoterápico. “A isoflavona, também chamada de fitoestrógeno, atua na prevenção de doenças como o câncer de mama, de colo de útero e de próstata. Sua estrutura química é semelhante ao estrógeno e, por isso, é uma substância capaz de atenuar os efeitos da menopausa e da tensão pré-menstrual. As propriedades estrógenas também ajudam a reduzir o risco da osteoporose”, explica.

Mais benefícios

Os fitatos, presentes na farinha em pequena quantidade, atuam como potentes agentes antioxidantes, prevenindo a oxidação ou envelhecimento precoce das células. Além disso, eles reduzem os riscos de inúmeras doenças crônicas e degenerativas, como alguns tipos de câncer e artrites. “O teor de fitatos na soja é da ordem de 1,5% da composição do grão. Já no feijão é de 2,5% e nos farelos como o de trigo e o arroz é da ordem de 4,5%”, relata a especialista.

Acrescente a farinha de soja a sucos e vitaminas. Crédito: Thinkstock

De acordo com a nutricionista, a ingestão diária de 60 gramas de grãos ou farinha de soja diminui as taxas de colesterol sanguíneo total e do LDL-colesterol, e aumentam os valores de HDL, o que reduz os riscos de doenças cardiovasculares, como o infarto, a trombose e a aterosclerose. “Pode ser consumida diariamente em preparações como sucos, vitaminas, no arroz, feijão, entre outros. Uma colher de sopa média tem cerca de 90 calorias”, informa.