Fadiga ocular

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Quem nunca sentiu irritação nos olhos, que atire a primeira pedra. Sensação de cansaço, visão turva, coceira, ardência e dores de cabeça são sintomas comuns diante do aumento da poluição do ar e ao uso constante de computadores. O problema é que quando eles deixam de acontecer de vez em quando e passam ser companheiros constantes no dia-a-dia. Esse quadro aponta para o diagnóstico de fadiga ocular, um mal que tem atingido cada vez mais pessoas.

Segundo o oftalmologista Marcus Sáfady, consultor do Instituto Varilux da Visão, muitas vezes as imagens do computador são pequenas e exibidas por trás de uma superfície refletora. “Manter o olhar fixo na tela do computador não é tarefa fácil para os olhos, pois exige um esforço constante de focalização na visão de perto e na visão intermediária”, explica. O ambiente em que a atividade é desempenhada também pode ter um impacto negativo sobre o conforto visual. A qualidade e a quantidade da iluminação ambiente, a ventilação, poeira e fumaça de cigarro são outros fatores agravantes. Isso sem falar no estresse, que atinge a maioria dos trabalhadores brasileiros.

Sintomas e solução da fadiga ocular

Para Marcus Sáfady, os primeiros sintomas podem se manifestar menos de uma hora após o início da atividade. “Quando o olho focaliza um objeto a curta distância, ele faz ajustes imperceptíveis e incontroláveis para obter o foco, como, por exemplo, uma câmera digital fazendo o zoom. Esses ajustes são chamados de microflutuações da acomodação visual. E são realizados através das contrações de um músculo dentro do olho. Como todo músculo, o esforço contínuo leva ao estresse excessivo das funções oculares e ao cansaço, com isso o olho fica incapaz de promover o foco exato, ocorrendo então os sintomas da fadiga ocular – dificuldade de foco, cansaço, entre outros”, explica.

Em busca de melhorar a qualidade visual de quem não tem como fugir do computador, o mercado oftamológico tem buscado soluções que amenizem a sensação de desconforto. A multinacional francesa Essilor, fabricante das lentes multifocais Varilux, está lançando no Brasil as primeiras lentes oftálmicas que corrigem a fadiga ocular. ‘A Essilor Anti-Fatigue proporciona alívio imediato para o usuário”, afirma o presidente da empresa no país, Laurent Schmitt.

ARTIGO RELACIONADO:

PERIGOS DO HPV

Informe-se contra a doença e proteja-se