Faço corrida, mas não emagreço. O que está errado?

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Exercícios aeróbios, como bicicleta, natação, caminhada e, claro, corrida, costumam ser indicados como os melhores para quem quer perder peso. Se correr já faz parte da sua rotina, mas, ainda assim não conseguiu notar diferença na balança, pode estar cometendo erros que atrapalham a conquista de resultados eficientes. Confira alguns deles:

Leia também:
Corrida emagrece, faz bem à saúde, combate a TPM
Dicas para praticar corrida no inverno
Correr na esteira ou na rua? O que é melhor?

Você se alimenta de maneira errada e “recompensa” a corrida com refeições calóricas ou grandes porções. O ideal é investir em um lanche que combine proteína e carboidrato e não ultrapasse cerca de 150 calorias. Comer bem antes da atividade ainda é essencial para evitar a fome em excesso após a corrida.

De nada adianta correr durante uma hora em um dia, 30 minutos em outro e passar dois dias sem se exercitar. Manter o hábito constante é que faz a diferença, além de investir em outros exercícios aeróbios no treino.

Imaginar que o tempo de corrida é o que conta também pode ser um equívoco. O desempenho e a perda de calorias variam muito de acordo com a condição física de cada pessoa e os limites devem ser respeitados e superado aos poucos.

Permanecer muito tempo em um treino único ou mesmo trajeto pode fazer com que os músculos se adaptem ao processo e, assim, a perda de peso fica estagnada. Alternar velocidades e variar com subidas de ladeiras e escadas podem fazer toda a diferença.

A mudança nos ponteiros na balança não deve ser sua única medida de comparação. Você pode até manter o peso com ganho de músculos, e, ao mesmo tempo, notar diferença nas medidas do corpo. Ou seja, seu peso pode não sofrer grandes alterações, mas suas roupas antigas podem parecer mais largas.