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Exercícios para relaxar a coluna

Publicado 30 Jun 2016 – 06:22 PM EDT | Atualizado 20 Mar 2018 – 12:57 PM EDT
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A maior causa de afastamento do trabalho são as dores na coluna. A informação é do Ministério da Previdência Social, que ainda afirma que, em média, 160 mil licenças são concedidas anualmente por problemas nas costas.

O problema se tornou tão grave que, de acordo com pesquisa realizada pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho a pedido do Ministério do Trabalho, a segunda maior causa de aposentadoria por invalidez são as complicações na coluna vertebral.

Dor nas costas depois do trabalho

Sentir dor nas costas depois do trabalho é sintoma conhecido de muitos brasileiros. As causas estão relacionadas ao carregamento de muito peso, horas seguidas sentada ou em pé e posições inadequadas. "Além da predisposição genética, essas dores são decorrentes da sobrecarga na região lombar pela permanência muito tempo em pé ou sentada de forma errada, o que acarreta em lesões na coluna vertebral ou nos discos intervertebrais", explica o fisioterapeuta especialista em coluna vertebral Helder Montenegro.

Mas, segundo o especialista, é possível realizar exercícios de alongamento todos os dias, no próprio local de trabalho, para diminuir os impactos.

Dicas de alongamento para o trabalho

Ombro

"Sentado, coloque as mãos sobre a mesa relaxe bem os braços, fique bem posturado na cadeira. Em seguida, realize movimentos de círculo com os ombros. O exercício ajuda a aliviar os pontos de tensão, responsáveis pela irradiação da dor para braços e coluna. Repita cinco círculos de cada lado" orienta o fisioterapeuta.

Pescoço

Exercício 1

"Sentado, bem posturado, flexione a cabeça para frente e para baixo e mantenha por oito segundos. Repita três vezes e volte para posição inicial. Na sequência, vire olhando para a esquerda e para a direita fazendo uma pequena parada no final do movimento. O objetivo é alongar os músculos do pescoço e melhorar a circulação sanguínea na região. Faça os movimentos cinco vezes de cada lado", ensina Montenegro.

Recomendação: esse exercício não deve ser feito por indivíduos que sentem dores irradiadas para o braço.

Exercício 2

"Sentado, com o troco bem posicionado. A mão direita puxe a cabeça para o lado direito, inclinando ao máximo. Procure manter o ombro esquerdo para baixo durante o alongamento. Esse alongamento não deve provocar dores irradiadas para o braço", alerta o especialista.

Lombar

Exercício 1

"Deitado de costas com os joelhos dobrados, abrace os joelhos com os dois braços e traga as coxas para se juntar ao tronco, nesse momento mantenha por 8 segundo. Repita três vezes", diz Helder.

Exercício 2

"Deite de costas com os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão, em seguida, junte as coxas e pernas e realize movimentos para direita e esquerda sem tirar os pés do chão. Procure deixar os ombros e tronco em contato com o colchão", ensina o fisioterapeuta.

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