Espinhas que nada

por | jun 30, 2016 | Alimentação

A adolescência é o ápice do problema, mas as espinhas incomodam em qualquer fase da vida. Basta uma mudança de humor, comer algo mais gorduroso ou entrar em ciclos de alterações hormonais, como antes da menstruação e durante a gravidez, para elas aparecerem. Há pessoas com uma tendência natural para apresentar sintomas mais graves, mas quem não tem uma espinha de vez em quando? Pois aprender as causas das suas marquinhas pode ajudar a controlar o aparecimento delas.

Para prevenir, o ideal é evitar alimentos gordurosos como o chocolate e o amendoim; cuidar da saúde mental para que o estresse não deixe seu corpo desequilibrado; e lavar o rosto sempre que chegar em casa para remover as impurezas da pele. Quem tem pele oleosa deve tomar cuidados à parte. Além das recomendações gerais, devem usar um produto que equilibre a oleosidade do rosto como o sabonete de enxofre; só usar filtro solar em forma de gel; e fazer limpeza de pele periódica.

O professor de dermatologia da UFRJ e da Santa Casa da Misericórdia, Dr.David Azulay, diz que as espinhas são fruto dos hormônios: “Independente da idade, qualquer desequilíbrio hormonal pode fazer com que elas apareçam”. Segundo o médico, vários fatores podem ser motivo para o surgimento de espinhas: má alimentação, estresse e baixa imunidade são os mais comuns: “Tudo isso pode fazer com que o hormônios fiquem malucos”.

Mulheres que tomam pílula anticoncepcional e aquelas pessoas que fazem uso de suplementos alimentares, anabolizantes ou fazem reposição hormonal estão mais vulneráveis ao aparecimento de espinhas. Esses produtos desequilibram o funcionamento dos hormônios do nosso corpo.

Dr. Azulay afirma também que todos devem resistir à tentação de espremer uma espinha: “Ela vai inflamar e ficar maior ainda. O melhor a fazer é limpá-la com água e sabão e, no máximo, passar um produto antibiótico. Se estiver incomodando muito, procure um dermatologista para que ele indique um tratamento.

Agora você já pode cuidar das suas espinhas em casa. Manter sua pele equilibrada é muito importante e é sinal de que seu corpo todo vai bem. Lembre-se,prevenir é melhor que remediar.

ARTIGO RELACIONADO:

DENTRO D´AGUA

Exercícios refrescantes e que funcionam!