Em ritmo de Olimpíadas

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Não há como disfarçar uma certa empolgação quando os Jogos Olímpicos vão se aproximando. Ver os nossos atletas em performances perfeitas e dando verdadeiros exemplos de superação desperta um certo orgulho de nosso país e até mesmo uma vontadezinha de virar um atleta. E por que não? Para aqueles que alimentam esse sonho, saibam que ele não está tão distante assim da realidade. Muitas academias e instituições ensinam as técnicas e oferecem treinamento a quem quer ingressar na vida esportiva. E os benefícios são muitos.

Os esportes previnem diversas doenças, melhoram a auto-estima e a socialização. Fortalecem a musculatura, aumentam a flexibilidade, conferem maior energia para enfrentar o dia-a-dia

OK, você não precisa ser aquela superatleta, mas pode muito bem ganhar mais saúde e bem-estar praticando exercícios. E as modalidades olímpicas solo ganham novas versões nas academias de ginástica. “Os esportes trazem ganhos ao cognitivo. O atleta aprende a orientar seu corpo no espaço, a controlar as emoções, a ganhar autoconfiança, a ter perseverança. Aprende valores como disciplina, respeito, responsabilidade e cooperação”, afirma a árbitra e coordenadora da Academia de Ginástica Artística Yashi, Yumi Yamamoto Sawasato.

O professor de Taekwondo, da Academia Companhia Athlética, no Rio de Janeiro, Alan do Carmo vai mais além, afirmando que os esportes melhoram a qualidade de vida. “Previnem diversas doenças, melhoram a auto-estima e a socialização. Fortalecem a musculatura, aumentam a flexibilidade, conferem maior energia pra enfrentar o dia-a-dia, diminuem o nível de estresse e ansiedade e o sono se torna muito melhor”, revela. A prática nas academias é, inclusive, mais vantajosa para quem não anda muito em forma e desmotivado. “Sozinho, o aluno muitas vezes não consegue segurar o ritmo. Dentro da academia, o praticante recebe o estímulo do professor, dos alunos que estão fazendo os exercícios com ele e da trilha sonora. Cada um faz o que é pedido segundo as suas limitações e com orientações de um especialista”, argumenta Bruno Lima, coordenador de atividade coletivas e performance da Academia A! Body Tech, também no Rio.

Então, aproveite que as Olimpíadas estão chegando e deixe de ser um “atleta de controle-remoto” para começar a suar. Quem sabe você não quebra algum recorde no futuro?

Conheça as modalidades:

Atletismo

Ciclismo

Ginásticas

Hipismo

Lutas

Natação

Tênis

Vela

A hora do check up

Escolhida a sua atividade física preferida, não deixe de procurar um médico. Antes da prática do esporte é preciso fazer uma avaliação médica para ver se não há alguma doença que possa impedir a atividade. Depois, ainda há uma avaliação técnica feita pelo professor para ver em que nível o atleta se encaixa. Cuide-se! E muitas vitórias para você!