É isso que precisa saber quem quer começar a correr para emagrecer

Exercício fácil de fazer e sem nenhum custo, a corrida ajuda a emagrecer, definir o corpo, fortalecer os ossos e o coração, além de trazer diversos outros benefícios para a saúde física e mental.

Se o seu objetivo é perder peso com a atividade, mas não sabe por onde começar, conheça algumas dicas valiosas que melhoram o desempenho na corrida e favorecem ainda mais o poder emagrecedor do exercício:

Como emagrecer com corrida: dicas para começar

Antes de sair correndo em um parque ou na academia é fundamental fazer exames médicos para saber se você pode realizar a atividade. O profissional poderá indicar, inicialmente, o tempo e a velocidade que considera ideal, de acordo com sua condição física.

Não despreze a importância de escolher um bom calçado para o exercício. Pesquise modelos e dê preferência aos tênis que são voltados para corrida, com amortecedores que garantem conforto, segurança e melhores desempenhos.

Caso seja iniciante e deseja começar a se exercitar de forma empenhada vale a pena ainda contratar uma consultoria ou assessoria de corrida, que pode ajudar muito na conquista de objetivos.

Para criar resistência e evitar lesões, comece fazendo caminhadas, passe aos trotes, que são corridas leves com passadas mais curtas, até finalmente iniciar corridas de curtas distâncias.

No início é muito importante começar devagar, respeitando seu ritmo, mas quando você já estiver bem preparado, deve percorrer uma distância específica para turbinar o emagrecimento. De acordo com um estudo publicado no The Journal of Sports Medicine and Physical Fitness, é preciso correr pelo menos 5 km por semana para garantir uma boa perda de peso e de gordura.

Para ter mais motivação e afastar a preguiça, tente incentivar uma amiga a te acompanhar na atividade ou procure formar grupos de corredores. Se for correr sozinha, prepare uma seleção de músicas estimulantes que deixam a atividade mais agradável.

Se for possível, corra em parques, praças, ao ar livre, que aumentam a queima de calorias. De acordo com um estudo feito pela Universidade de Milão, Itália, é preciso correr 15% mais rápido na esteira para queimar o mesmo que o exercício na rua.

Se você já conquistou bom condicionamento físico e quer turbinar seu desempenho na atividade vale apostar em treinos que aumentam sua velocidade na corrida e podem facilitar a queima de calorias.

Quando for correr, sorria! A recomendação pode parecer estranha, mas é comprovada pela ciência: um estudo realizado pela Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte, constatou que correr sorrindo melhora o consumo de oxigênio e a demanda de energia, favorecendo a prática do exercício.

Motivos para começar a praticar corrida