Diminuir o consumo de óleo: 4 dicas para aplicar no dia a dia

por | jun 30, 2016 | Alimentação

O consumo de óleo em excesso está relacionado à diversas doenças, como o aumento do colesterol ruim. Mas como preparar os alimentos com menor quantidade do produto mesmo durante a correria do dia a dia?

Leia também

Como fazer refogados sem usar uma gota de óleo

Como “fritar” frango e carne sem óleo

Óleo de coco é truque caseiro de famosas para clarear os dentes

Como a quantidade de óleo no preparo dos alimentos?

Invista em panelas antiaderentes

As panelas antiaderentes apresentam uma camada especial que evita que os alimentos grudem, mesmo sem o uso de óleo para lubrificar. Apesar do preço ser um pouco mais alto, esse tipo de utensílio vale o investimento, pois aperfeiçoa o preparo das refeições.

Use um borrifador de água

Usando uma panela que não gruda, alguns pratos, como o filé de frango e legumes refogados, podem ser preparados sem nada de óleo. A dica para facilitar o cozimento é usar um borrifador para acrescentar pequena quantidades de água a fim de se formar o vapor.

Opte por tipos de óleos mais saudáveis

Alguns óleos, entretanto, são um pouco mais saudáveis; como é o caso do óleo de coco. Diferentemente do que se pode pensar, ele não adiciona gosto ou aroma aos alimentos e pode ser usado com tranquilidade, mas sem exageros.

Óleo em spray

Outra dica interessante para reduzir o consumo de óleo é usar uma embalagem de spray para adicioná-lo às preparações. Nesse caso, use também um borrifador: o ar misturado ao fluído pulveriza melhor a substância e diminui a quantidade usada.