null: nullpx
alimentação-Tasaudavel

Dieta de Arthur Aguiar não é nada do que a web esperava: Maíra divulgou o cardápio

Em meio a diversas observações (e memes) sobre a alimentação de Arthur Aguiar no "BBB" 22, Maíra Cardi divulgou um cardápio com pratos que emagreceram o marido. Veja o que ele comia!
Publicado 17 Fev 2022 – 11:46 AM EST | Atualizado 1 Abr 2022 – 03:29 PM EDT
Compartilhar
Default image alt
- Crédito: mairacardi/arthuraguiar/Instagram


Em meio a observações (e memes) sobre o comportamento alimentar de Arthur Aguiar no “BBB” 22, a coach de emagrecimento Maíra Cardi, esposa do ator, divulgou o cardápio da dieta que o fez secar antes do reality. Após Arthur citar certas restrições alimentares no programa, muita gente questionou se a alimentação dele fora da casa seria saudável – mas, surpreendentemente, o cardápio do ator inclui pães, pizza, coxinha e até doces.

Dieta de Arthur Aguiar: Maíra divulga cardápio

Após “irritar” a esposa, Maíra Cardi, ao comer pão francês à noite no “Big Brother Brasil” 22, Arthur Aguiar virou assunto entre o público do programa. Junto da “bronca, o hábito dele de comer grandes quantidades nas festas do reality fizeram muita gente especular que, em casa, Arthur teria uma alimentação muito restritiva – mas o cardápio usado por ele para emagrecer 9kg em um mês logo antes de entrar no programa mostrou que as opções são diferentes do que todo mundo imaginava.

Café da manhã

Para começar o dia, Arthur tinha quatro opções para escolher e variar – e, apesar de haver pratos tipicamente saudáveis entre elas, como uma barrinha de cereais caseira e dois tipos de patê, outros são mais incomuns para quem está de dieta. É o caso, por exemplo, de um waffle com calda de morango, pão de queijo e o chamado “pão do Sorocaba”, batizado em homenagem ao sertanejo (que também foi adepto do programa de Maíra para emagrecer).

Lanche da manhã

Já na segunda refeição do dia, Arthur tinha diversas opções nada convencionais, tanto de pratos doces como de receitas salgadas. Ele podia, por exemplo, consumir coxinhas e cookies de nozes com doce de leite – sempre, é claro, seguindo as receitas da coach, que incluem ingredientes funcionais e dispensam itens como farinha branca, óleo e açúcar.

Almoço

No almoço, a refeição de Arthur era composta por uma combinação de legumes e proteínas – e há, no cardápio, uma série de opções para cada um destes grupos. No campo dos legumes, o cantor poderia escolher entre pratos como farofa de cenoura, arroz de couve-flor e outros, enquanto no campo das proteínas há, por exemplo, estrogonofe de carne, camarão com leite de coco e nuggets caseiros. Para a refeição, há também uma opção de sobremesa: um bolo de proteína de morango.

Lanche da tarde

Para esta refeição, o cardápio inclui mais quatro opções. Além de pratos conhecidos como saudáveis – como sanduíches feitos com carnes magras –, há também receitas como hambúrguer de tilápia com camarão e brownie.

Jantar

Na penúltima refeição do dia, os pratos são um pouco mais elaborados, mas envolvem apenas proteínas. Entre as opções há, por exemplo, uma receita de frango xadrez criada pela coach, bem como uma pizza com massa crocante feita de couve-flor.

Receitas têm restrições e devem ser seguidas à risca

Apesar das muitas opções, as receitas disponibilizadas por Maíra têm um preparo bastante específico, tornando-as diferentes das tradicionais. A coxinha, por exemplo, tem massa de mandioca em vez de batata e, para dar liga, inclui farinha de aveia no lugar da farinha de trigo convencional.

Além de utilizar ingredientes funcionais (que, em geral, geram mais saciedade a partir de uma digestão mais lenta e maior presença de fibras na composição), há também algumas restrições nos preparos. No cardápio, Maíra recomenda que óleo e açúcar nunca sejam utilizados – e, enquanto não há um substituto para o primeiro ingrediente, o segundo deve ser substituído por adoçante culinário.

É importante lembrar também que, como em qualquer dieta, as quantidades de cada alimento são reduzidas. Mesmo quando se trata de um alimento saudável, o consumo exagerado de algum prato não gera o resultado esperado por quem segue planos voltados para o emagrecimento. Já temperos são liberados (desde que sejam naturais).

No cardápio, Maíra indica ainda que, para beber, é permitido consumir apenas água (3 litros por dia) e sucos de limão ou maracujá. Nas dicas, ela inclui também que o consumo de chiclete sem açúcar é liberado de forma irrestrita e que as refeições devem ser feitas com intervalo de três horas entre cada uma.

Acompanhamento nutricional especializado é essencial

Apesar de disponibilizar o cardápio de Arthur, a coach inclui um alerta para quem tem o interesse de seguir: ao seguir qualquer plano alimentar, ter acompanhamento especializado é essencial. Isso porque os objetivos, o metabolismo e os hábitos de cada um são diferentes, e tudo isso influencia tanto nas quantidades de alimento indicadas quanto nos ingredientes e grupos alimentares inclusos nas receitas.

É importante lembrar também que, em alguns casos, fazer qualquer tipo de restrição na hora de comer pode dar início a distúrbios alimentares. Por isso, pode ser recomendado também que, em meio ao processo de reeducação alimentar, a pessoa tenha apoio psicológico.

Alimentação e emagrecimento

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse