Cuidado: estes 5 alimentos não matam sua fome de verdade (e só engordam mais!)

por | fev 1, 2019 | Alimentação

Você já deve ter passado pela sensação de sentir fome logo depois de uma refeição ou pouco tempo depois de ter beliscado alguma coisinha. Essa fome precoce longe de indicar que você não comeu o suficiente, na verdade diz respeito ao tipo de alimento que você escolheu.

Fome persistente

https://media.giphy.com/media/eSQKNSmg07dHq/giphy.gif

Muitas pessoas recorrem aos carboidratos – consciente ou inconscientemente – na hora de repor a energia e suprir a fome. Entretanto, os carboidratos simples agem no organismo de modo a fornecer uma saciedade instantânea que logo dá lugar a fome novamente.

Carboidratos refinados e pobres em fibras aumentam rapidamente os níveis de insulina (hormônio que coloca o açúcar para dentro das células) no organismo. Com isso, o cérebro não entende que a pessoa está comendo, impedindo que o hipotálamo reconheça os mecanismo de saciedade.

Alimentos que não matam a fome

Pão branco

Familiar para muitas pessoas, especialmente no café da manhã, o pão francês, ou qualquer outro que utiliza farinha refinada causa um pico de glicose no organismo em pouquíssimo tempo, criando uma confusão no cérebro que não consegue entender que a pessoas está se alimentando. Pães integrais com fibra retardam a absorção de carboidratos e ajuda na sensação de saciedade.

Bolachas e doces

Sabe as guloseimas que você consome quando bate aquela fome entre refeições? Como bolacha recheada, barra de chocolate, bolo, torta…esses alimentos têm algo em comum: o açúcar. Nesses casos, além do efeito da insulina, os alimentos acionam os mecanismos de recompensa no cérebro e, assim, quanto mais você come, mas você quer comer.

Arroz branco

O arroz branco entra na lista de carboidratos que geram picos de insulina no organismo e que, portanto, são absorvidos tão rapidamente pelo corpo que não dão tempo para o cérebro entender que se trata de uma refeição. A saciedade instantânea dá lugar para a fome pouco tempo depois. O ideal é sempre combiná-lo com outros alimentos para que haja uma diminuição no processo de absorção.

Bolacha salgada

Assim como os doces, as bolachas salgadas também são vistas como uma opção para “beliscar” entre as refeições. Ocorre que, além de não contarem com nenhum nutriente que beneficie o corpo, essas bolachas são rapidamente absorvidas pelo organismo e dificilmente são ingeridas em poucas unidades.

Macarrão

Queridinho no cardápio de muita gente, o macarrão também é um carboidrato absorvido rapidamente pelo organismo, por isso a fome volta pouco tempo depois do seu consumo. Para retardar o processo de absorção, o ideal é combiná-lo com outros ingredientes, como salada, legumes e carne.

Alimentação e dieta