null: nullpx
bbb-Tasaudavel

Por que Conselho de Nutricionistas se ofendeu com fala de Laís no "BBB": órgão emitiu nota

Conselho de Nutricionistas argumentou sobre uma fala de Laís Caldas, participante do Big Brother Brasil 22, sobre jejum e dietas.
Publicado 4 Fev 2022 – 05:15 PM EST | Atualizado 1 Abr 2022 – 02:33 PM EDT
Compartilhar

Após uma discussão acalorada entre Laís Caldas e Bárbara Heck no “BBB” 22, uma das falas de Laís virou alerta por parte de um conselho de nutricionistas. Na ocasião, a participante, que é dermatologista, afirmou que poderia prescrever dietas caso quisesse por ter estudado medicina – e, em seus canais oficiais, a instituição rebateu a colocação da médica, explicando qual é a recomendação correta para se prescrever dietas.

Conselho repreende Laís por fala sobre dietas

Recentemente, enquanto diversos participantes comentavam os hábitos alimentares de Bárbara Heck no “Big Brother Brasil” 22, a médica Laís Caldas disse algo que repercutiu negativamente entre nutricionistas fora da casa. Questionada por Bárbara sobre o porquê dos julgamentos ao jejum praticado por ela, Laís afirmou que sabe do que está falando por ser médica – e que, se quisesse, poderia prescrever uma dieta.

“Tu estudou medicina, não é sua especialidade”, disse Bárbara na ocasião, sendo rebatida por Laís. “Miga, medicina eu estudo tudo do seu corpo”, respondeu Laís, e Bárbara se indignou. “Se tu estudasse tudo do meu corpo, poderia prescrever dieta como uma nutricionista, e não pode”, pontuou Bárbara, mas Laís negou a afirmação. “Eu posso! Se eu quiser prescrever, eu posso”, frisou a dermatologista.

No decorrer da conversa, Laís chegou a afirmar que médicos nutrólogos, por exemplo, poderiam prescrever dietas, enquanto Bárbara seguiu frisando o oposto. “Não é o indicado pelo conselho de saúde”, comentou ela ao final da discussão – e, apesar de parte do público ter exaltado a fala de Laís, a sister foi rebatida por um dos Conselhos Regionais de Nutricionistas recentemente.


Nos canais oficiais da instituição, o Conselho Regional de Nutricionistas da 6ª Região (que engloba os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão) se manifestou contra a fala da dermatologista em um pronunciamento no qual explicam o que determina a possibilidade de um profissional prescrever dietas.

Segundo o Conselho, a fala de Laís demonstra “uma completa falta de respeito com todos os nutricionistas” por se contrapor a uma lei. “Reiteramos que a Lei Federal nº 8.234/91 normatiza que a prescrição dietética é uma atividade privativa do nutricionista. Inclusive com parecer julgado e mantido pelo Supremo Tribunal Federal (STF)”, afirma a nota.

No mesmo comunicado, o órgão afirmou ainda que trabalha para notificar oficialmente a médica. Acionados pelo VIX para comentar a questão, nem o Conselho nem a equipe de Laís se pronunciaram sobre a notificação ter sido ou não formalizada até a publicação desta reportagem.

Saúde, alimentação e emagrecimento

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse