Como emagrecer comendo fora de casa

por | jun 30, 2016 | Alimentação

O segmento de alimentação fora de casa teve alta de 16,2% nos primeiros seis meses de 2013 em relação ao mesmo período de 2012, segundo dados da Abia (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação). Esse aumento é resultado do estilo de vida cada vez mais corrido da maioria das pessoas, que saem cedo de casa, trabalham fora, e não têm tempo de preparar um almoço ou jantar.

Leia também:

Saiba quais são os alimentos proibidos para quem tem gastrite

6 erros comuns de quem faz dieta

Dieta Dukan emagrece de forma rápida e definitiva

Mas comer fora de casa não significa comer mal. Pelo contrário. A variedade de alimentos oferecidos em restaurantes torna possível montar um prato com todos os nutrientes necessários e manter uma dieta balanceada sem prejudicar a saúde ou projeto de perder peso. “Planeje a refeição antes de chegar ao local. Avalie o cardápio do restaurante e identifique as melhores opções para as suas necessidades específicas. O mais importante é fazer escolhas conscientes e evitar impulsos na hora da refeição”, sugere a nutricionista Maria Fernanda Cortez, da Nutri & Consult, consultoria de nutrição da Salad Creations.

Ao escolher o prato, ela diz que é preciso se certificar de que há uma fonte de proteína, uma fonte de carboidrato e uma variedade de legumes e verduras cruas. “Quanto mais colorida for a refeição melhor, pois garante uma maior variação de consumo de nutrientes diferentes importantes para o organismo”, afirma.

Dicas de alimentação saudável

– Faça lanches intermediários entre as grandes refeições, a cada 3 horas, para evitar que esteja sentindo muita fome ao almoçar ou jantar. “Uma fruta ou um shake feito com iogurte desnatado e frutas naturais garantem energia e disposição para aguentar o restante o dia. Fracionar a alimentação também ajuda a manter o metabolismo mais ativo e evita o acúmulo de gordura”, diz.

– Sempre comece a refeição comendo salada verde, que ajuda a dar saciedade e garante vitaminas e minerais importantes para o organismo. Inclua também uma fonte de carboidrato, uma fonte de proteína e legumes variados. “Uma salada reforçada e montada da forma adequada transforma-se numa refeição completa”, afirma.

– Tome entre seis e oito copos de água diariamente, nos intervalos entre as refeições, mas evite tomar muito líquido durante as refeições. Isso atrapalha muito a digestão e pode causar como gases e distensão abdominal.

– Substitua os sucos industrializados e refrigerantes por sucos naturais feitos da própria fruta ou polpa. Mesmo as versões light ou diet contêm aditivos e conservantes prejudiciais à saúde.

– Se você não consegue viver sem sobremesa e quer  comer doce na dieta, a dica da nutricionista é optar por frutas, chocolate meio amargo com pelo menos 60% de cacau ou sorbets, sorvetes de frutas feitos à base de água.

Faça o teste para saber se você está comendo da forma correta: