null: nullpx
quinoa-Tasaudavel

Aprenda como cozinhar quinoa e deixá-la gostosa o bastante para substituir o arroz

Grão que faz bem para a saúde e ajuda quem quer emagrecer pode, sim, ficar bem saboroso
Publicado 15 Set 2022 – 11:59 AM EDT | Atualizado 15 Set 2022 – 11:59 AM EDT
Compartilhar
Default image alt
Quinoa Crédito: Mariha-kitchen/Istock

Livre de glúten e rica em vitaminas, a quinoa é excelente fonte de proteínas de alto valor biológico, minerais e aminoácidos essenciais. E a lista de benefícios do alimento também é grande: além de ajudar na regulação dos níveis de colesterol e da pressão arterial, ele ainda é indicado no tratamento da anemia, promove redução de danos gastrointestinais e favorece até a perda de peso.

Fácil de preparar, a quinoa pode ser incluída na dieta de diversas formas e funciona bem, por exemplo, como substituta do arroz no dia a dia. Aprenda como cozinhar a quinoa e deixá-la bem gostosa para incluir na dieta sem erro:

Como cozinhar quinoa


A maior parte dos tipos de quinoa vendidos nos supermercados já passou por uma pré-lavagem, mas, ainda assim, é importante higienizar o grão em casa antes do preparo. Para isso, deixe o alimento de molho na água por cerca de 5 minutos, escorra e enxágue.

Para cozinhar a quinoa, basta seguir as mesmas proporções usadas no arroz tradicional, ou seja, para cada 1 xícara do grão, utilize 2 xícaras de água.


Leve ao fogo médio uma panela com a água e a quinoa e, quando levantar fervura, coloque a tampa e cozinhe em fogo baixo por cerca de 15 minutos. Desligue o fogo e mantenha a tampa fechada por mais 5 minutos para que o grão termine de cozinhar no próprio vapor. Na hora de servir, solte os grãos com um garfo e pronto.

Para deixá-la realmente gostosa, porém, entram alguns truques. Em vez de água, é possível, por exemplo, usar caldo de frango ou legumes (preferencialmente caseiro), algo que traz sabor extra. Além disso, é possível também refogá-la em azeite e cebola, adicionando temperos como pimenta-do-reino e folhas de louro. Se a ideia é usá-la como acompanhamento, e não necessariamente para substituir o arroz, uma ideia é usá-la em vez do trigo em uma receita de tabule, ou acrescentá-la à salada.

Alimentação saudável

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse