Colesterol: fique de olho!

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Nesta segunda-feira, 8 de agosto, é o Dia de Combate ao Colesterol. Mas você sabe o que é colesterol e quando ele pode se tornar um perigo para sua saúde? O cardiologista Helio Castello, diretor da Angiocardio, em São Paulo, explica que existem dois tipos: o “bom” (HDL) e o “mau” (LDL) colesterol. Esse último, quando atinge níveis muito altos, pode causar doenças em crianças e adultos.

Através de exames de sangue, é possível medir os níveis de colesterol, que, no total, devem ficar na faixa dos 200mg/dl. Caso o LDL esteja acima de 100 mg/dl, pode causar a formação de placas de gordura nos vasos, o que pode levar ao infarto e derrame cerebral.

Por outro lado, o HDL em bons níveis – acima de 60mg/dl – age como aliado contra sua metade má e colabora para a r emoção do excesso de colesterol do sangue, reduzindo os riscos dos problemas decorrentes do colesterol alto.

Hoje cerca de 40% dos brasileiros tem colesterol alto e, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 17 milhões de pessoas morrem no mundo devido a doenças do coração. Apenas no Brasil, cerca de 300 mil pessoas sofrem infarto anualmente. “Apesar do colesterol ser uma substância necessária, é preciso saber quando ele deixou de ser saudável no organismo e começou a ser elevado”, afirma Castello.

O alerta em casa deve começar mais cedo e é cada vez mais comum o aumento de colesterol nas crianças. “Comidas industrializadas e fast food são os grandes vilões para a criançada e é preciso acompanhar de perto como andam as taxas. Como a medição é diferente da feita nos adultos, não pode ser mais alta que 170 mg/dL no total”, acrescenta Castello.

“Além dos remédios disponíveis hoje no mercado, para controlar colesterol alto, a prevenção tem de ser feita por completo, desde o controle de peso e pressão arterial até alimentação mais saudável e a realização de exercícios físicos”, finaliza o médico.

Como todo distúrbio, há pessoas mais propensas a desenvolverem colesterol alto. Obesos, hipertensos, diabéticos, pessoas com problemas renais, hepáticos, distúrbios endócrinos (principalmente dos hormônios da Tireóide) e fumantes estão no grupo de risco e precisam fazer o exame de dosagem de colesterol com mais frequência.

DICAS PARA CONTROLAR O COLESTEROL:

Opte por produtos desnatados;

Evite ao máximo carnes gordas e produtos embutidos, como salsicha;

Exercite-se regularmente;

Fique sempre de olho no seu IMC (Índice de Massa Corporal), para ver se está no peso ideal;

Encare com seriedade o tratamento da Diabetes e da Hipertensão;

Não fume;

Faça anualmente um check-in completo com seu médico.

Leia também:

Crianças hipertensas – Cada vez mais cedo, crianças têm hipertensão, diabetes e obesidade

Sob pressão – A hipertensão ataca devagar e pode prejudicar a sua saúde. Cuidado!

Doença de gente pequena – Obesidade, colesterol, estresse: crianças também são grandes vítimas