Não existe data nem hora certa para cuidar da saúde, por isso um bom check-up é sempre bem-vindo para prevenir diversos tipos de doenças, principalmente quando o ano começa. Conforme a idade aumenta, alguns exames são incluídos no tradicional chek up, que segundo a Dra. Carolina Mantelli Borges, médica pós-graduada em Endocrinologia e Metabologia, deve ser feito por todas as pessoas a partir dos 18 anos.
Ela comenta que quando se trata de cuidar da saúde, alguns números revelam que ainda há muitos homens acreditando na condição de sexo forte. “Uma pesquisa brasileira realizada nos últimos anos revelou que a ala masculina costuma ir de 30% a 35% menos ao médico do que as mulheres e, se vão, é porque estão sentindo algum desconforto ou sintoma grave”.
Quando o homem chega aos 18 anos é importante analisar peso, altura, circunferência abdominal, pressão arterial (estes para a prevenção de diabetes, obesidade e outras doenças cardiovasculares) e a investigação de doenças sexualmente transmissíveis. “Uma bateria básica de testes é capaz de impedir fantasmas masculinos como o infarto, a andropausa e o câncer de próstata”, afirma a especialista.
Aos 30, os exames acrescidos à lista são colesterol e triglicérides, além do LDL. “Os homens costumam ser mais descuidados com a dieta e, por isso, não devem deixar de medir os níveis de gordura no sangue. Em excesso, o mau colesterol favorece o entupimento das artérias, podendo acarretar infarto e derrame”, alerta Dra. Carolina. “Níveis elevados também estão secundariamente relacionados ao hipotireoidismo, diabetes mellitus, síndrome nefrótica entre outros.”, completa.
Os trintões também devem incluir no check-up exames de uréia, creatinina (função dos rins), glicemia (no caso de histórico de diabetes tipo 2 na família ou com um ou mais fatores de risco para a doença, como obesidade e sedentarismo), TSH (hormônio da tireoide), investigação de DST’s, sorologia para hepatites, HIV e HDL (em caso de obesidade, sedentarismo, fumo e diabetes, este tipo de colesterol tido como protetor pode apresentar níveis baixos). “A maioria destes diagnósticos é realizada através de um exame de sangue, devendo o paciente estar em jejum de mais ou menos 10 horas. No dia anterior pede-se que o paciente se alimente normalmente, evitando bebidas alcóolicas e o fumo”, explica a médica.
Os homens que chegam aos 40 anos devem aumentar ainda mais esta lista do check-up e incluir uma visita ao urologista para a realização de exames para prevenção de problemas na próstata (dosagem de PSA e realização de toque retal). Nesta idade, o teste glicêmico se torna ainda mais importante: “Em 10% dos diabéticos, a doença compromete a irrigação sanguínea na região peniana, causando impotência. A medida regular das taxas de açúcar no sangue reduz em 50% a ocorrência de complicações causadas pelo diabetes tipo 2”, explica Dra. Carolina.Outro teste importante é o de dosagem de testosterona. Isso porque, segundo a médica, o hormônio masculino tende a diminuir após os 40, causando o Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino – DAEM, que é a queda gradativa da testosterona. “Se os índices de testosterona no sangue caírem demais, pode ocorrer a perda de massa muscular, perda ou diminuição da libido, dificuldade de ereção esporádica, mudanças de humor, baixa atividade intelectual, fadiga, depressão e aumento da gordura abdominal. Em certos casos, é necessário fazer reposição hormonal”.
Chegou aos 50? Então anote: além de todos os exames acima, comece a investigar
neoplasias. É hora de verificar se há sangue oculto nas fezes (o exame mais eficaz na prevenção do câncer de intestino). Também é necessário o toque retal e o PSA (proteína produzida pela próstata), para rastrear o câncer de próstata. Para a realização do exame de PSA recomenda-se a ausência de ejaculação por dois dias, não fazer exercícios em bicicleta ou praticar equitação nos dois dias que antecedem o exame.
“O toque é indolor e rápido verifica alterações no tamanho da glândula prostática, enquanto a análise sanguínea do PSA revela alterações impossíveis de serem percebidas com o teste físico”, esclarece a endocrinologista. Ela lembra que entre 70% e 90% dos tumores malignos de próstata podem ser curados quando detectados precocemente por meio da associação do exame de toque retal com a dosagem da proteína PSA.
Além de cuidar do corpo – controlar o peso e a pressão arterial, praticar exercícios regularmente, evitar o fumo e ter uma alimentação saudável e equilibrada – a médica recomenda cuidar da mente procurando formas de amenizar o estresse. “Cada faixa etária possui avaliações básicas e primordiais e exames complementares. Como a lista é extensa é importante conversar com um médico, para que as orientações e os testes sejam personalizados”, finaliza.
LEIA TAMBÉM:
Implante peitoral – Cirurgia plástica ajuda os rapazes a exibirem um peitoral mais definido
Homem x Andropausa – Especialista alerta que doença pode impactar de maneira crítica na qualidade de vida