Carboidrato à noite ajuda no emagrecimento

por | jun 30, 2016 | Alimentação

A velha máxima de que carboidrato à noite é proibido já era! Um estudo feito pela Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, mostrou que nesse horário ele sacia e ajuda a emagrecer. A nutricionista Vanessa Franzen Leite explica que “cada nutriente tem a sua função e a do carboidrato é a de fornecer energia para o funcionamento do cérebro e de todos os órgãos”.

Leia também:

Carboidratos sim: eles são essencial em uma dieta balanceada

Carboidratos e proteínas ajudam a ganhar massa magra

Carboidrato não é vilão do emagrecimento

No período noturno o carboidrato é essencial, mesmo com o organismo em repouso, pois não estoca açúcar, como se acreditava. O estudo analisou dois grupos que fizeram uma dieta de 1500 calorias por dia. Metade consumiu carboidrato apenas durante o dia e a outra incluia também à noite. Ambos eliminaram dez quilos, mas o do pãozinho antes de dormir também evitou os ataques noturnos à geladeira e a vontade louca de comer no outro dia.

Tudo sobre carboidratos

Hôrmonios do emagrecimento

Os cientistas observaram que a ingestão de carboidratos à noite causa: maior secreção da leptina, que acaba com a fome.Diminuição da grelina, que induz à gula. Aumento da adiponectina, que tem efeito anti-inflamatório e evita o depósito de gordura. Ou seja, quem come o nutriente depois do pôr do sol, tem menos fome no dia seguinte. “Além de afinar, também sacia mais, o que, no fim das contas, vai

ser bom para que se mantenha o peso”, fala Vanessa.

Cortar o carbo pode ser perigoso

“A principal fonte de energia para o cérebro e o sistema nervoso central é a glicose, proveniente dos carboidratos. É necessário um constante suprimento de glicose para que o cérebro e os tecidos nervosos funcionem bem”, explica a nutricionista da Clínica Equilibrium Consultoria Saúde e Nutrição (SP), Tereza Porazza Cibella. A redução moderada na glicose sanguínea, além de não afinar, pode causar sensações de fraqueza e fome. E mais: “Uma queda contínua gera danos cerebrais”, alerta Tereza.

Chega de insônia

O carboidrato acalma, diminui a ansiedade, melhora a disposição e ajuda a dormir sem aquele ronco no estômago. “Vale lembrar que ele também contribui para a produção de serotonina (hormônio do bem-estar), que proporciona prazer e combate a insônia”, informa a nutricionista Vanessa.

Nem todos são iguais

Não é todo carboidrato que afina e sacia. O segredo está na qualidade do nutriente. Os melhores são os carboidratos integrais com baixo índice glicêmico. “Eles possuem fibras que evitam a alta liberação de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas que estimula o corpo a armazenar gordura”, ressalta Vanessa. Esqueça o açúcar, o arroz e as farinhas brancas, refrigerantes, mel e batata.

Comendo na medida certa

“O ideal é comer de 3 a 4 horas antes de dormir. Uma porção de mais ou menos 30 g é o suficiente para nutrir o seu corpo e lhe proporcionar bons sonhos. Essa quantidade também não vai ‘sobrar’ no seu organismo”, fala Tereza.

Confira opções para comer à noite:

– 2 fatias de pão integral + 1 fatia de queijo light + 2 fatias de peito de peru.

– 1 e ½ pegador de macarrão integral com molho de tomate + 1 lata de atum light.

– 1 colher de servir de arroz integral + 1 filé de salmão.

– Lanche feito com 1 pão sírio integral, queijo prato light, molho de mostarda, iogurte ou maionese light, cenoura ralada alface, fatias de pepino, beterraba e salsa picada.

Essa matéria é um oferecimento da Revista Shape.