Câncer de ovário

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Considerado pelos especialistas como o câncer feminino mais letal e difícil de ser diagnosticado, o câncer de ovário pode acometer a mulher em qualquer idade, mas é mais frequente entre as mulheres com mais de 40 anos.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 75% dos casos da doença nesse órgão apresentam-se em estágio avançado no momento do diagnóstico. Por isso, mesmo difícil de diagnosticar precocemente, é de extrema importância que a mulher se mantenha atenta aos sinais emitidos pelo corpo.

“Essa doença não possui sintomas típicos. As mulheres precisam conhecer o próprio corpo e sentir as transformações. Muitas vezes, pacientes que apresentam esse quadro se queixam de dor abdominal, intestino funcionando fora do normal, aumento do volume abdominal e constipação”, explica o oncologista Dr. Rafael Kaliks.

Se diagnosticado precocemente, as chances de cura do câncer de ovário são de cerca de 90%. O Instituto Oncoguia afirma que detendo informações sobre a doença e promovendo o autocuidado em saúde (adoção de hábitos saudáveis de vida, regularidade em consultas médicas e realização de exames e o autoconhecimento do corpo) a mulher estará mais apta a ser diagnosticada precocemente se atingida pela doença.

Conheça os 5 alertas sobre a doença:

Alerta 1- O Câncer de ovário é uma doença bastante comum e silenciosa: É o quinto tipo de câncer mais comum entre as mulheres.

Alerta 2 – O Câncer de ovário é frequentemente diagnosticado tarde: a neoplasia é diagnosticada, geralmente, em estágio avançado. Isso pode ser causado pela falta de conhecimento das mulheres ao identificar os sintomas das fases iniciais.

Os mais comuns são: perda de apetite, menstruação irregular, mudança nos hábitos intestinais, dores abdominais persistentes ou por longos períodos e complicações intestinais.

Alerta 3 – Se diagnosticado precocemente, o câncer de ovário tem uma chance maior de cura: Quando o câncer de ovário é diagnosticado em estágio inicial pode ser removido por procedimento cirúrgico, apresentando expectativa de vida maior que 5 anos em 90% dos casos.

Alerta 4 – Conhecer os sintomas da doença pode salvar vidas: Especialistas acreditam que a frequência e a combinação dos sintomas pode ser um aviso precoce do câncer de ovário. Por isso, o Instituto Oncoguia reforça a importância do autoconhecimento de sua saúde, ou seja, de entender os sinais que o corpo dá quando algo não vai bem. Apresentando um ou mais sintomas citados abaixo com frequência, é imprescindível que a mulher visite o ginecologista de sua confiança o mais breve possível:

-Dores pélvicas ou estomacais persistentes

-Aumento do tamanho do abdômen (sensação de inchaço permanente)

-Dificuldade para comer e sensação de satisfação muito rápida

-Cansaço

-Sangramento vaginal

Alerta 5 – Existem tratamentos disponíveis para mulheres com câncer de ovário -Existem diversos tratamentos disponíveis que podem ser utilizados combater o câncer de ovário e a definição terapêutica dependerá de um conjunto de fatores.

Para diagnosticar a doença dois exames rotineiros são fundamentais: Medição do marcador tumoral sanguíneo CA 125 (80% das mulheres com câncer de ovário apresentam CA 125 elevado) e ultrassonografia pélvica. “Tomografia computadorizada, avaliação da função renal e hepática, raios-X torácico e exames hematológicos também podem ajudar no diagnóstico dos casos de câncer de ovário mais avançados”, conclui o Dr. Rafael Kaliks.