O caldo verde é um prato clássico da culinária portuguesa e que faz bastante sucesso também no Brasil, especialmente no inverno e em em época de festas juninas. Feito à base de batatas, couve e linguiça, é uma sopa que equivale a uma refeição.
Com algumas alterações na receita original, é possível preparar uma versão menos calórica do caldo verde, e com proteínas mais saudáveis para comer sem culpa e esquentar o corpo nos dias frios.
Caldo verde low carb
A receita postada pela nutricionista https://www.instagram.com/p/BytP19rHfU3/”>Patricia Davidson Haiat no Instagram tem cerca de 200 calorias por porção. A batata é substituída pela couve-flor, que é três vezes menos calórica. Já a linguiça dá lugar ao peito de frango. Anote os ingredientes:
- 1 couve-flor separada em buquês
- 1 cebola picada
- 2 colheres de sopa de azeite
- Água até cobrir
- Sal a gosto
- 2 dentes de alho picados
- 1 peito de frango sem pele cortado em cubinhos
- 1⁄2 xícara de chá de cheiro verde picadinho
- Pimenta do reino moída a gosto
- 1 maço de couve mineira cortada em tiras bem finas

Modo de preparo
Refogue a couve-flor com a cebola, acrescente água até cobrir e coloque o sal. Deixe cozinhar até amolecer, bata no liquidificador e reserve. Em outra panela, refogue o alho com o frango, adicione o cheiro verde e a pimenta-do-reino, junte o caldo do liquidificador e finalize com as tiras de couve.
A receita aproveita todos os benefícios da couve, rica em vitaminas e fibras que ajudam a prolongar a sensação de saciedade e jogam a favor da dieta. A couve-flor não fica atrás: além de ser pouco calórica, é fonte de antioxidantes e outros nutrientes essenciais.
https://www.instagram.com/p/BytP19rHfU3/