Blogueira ensina lições que lhe renderam curvas de dar inveja

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Suélen Canin, ou simplesmente Loris, como é conhecida por seus seguidores, chegou a pesar 102 kg. Foi então que, como ela mesma diz, “acordou para a vida”. A blogueira já passou por altos e baixos na tentativa de emagrecer. Em entrevista ao Bolsa de Mulher, ela ensina o que aprendeu. Que tal copiar as dicas?

Leia também
Lucília Diniz revela o cardápio que a fez emagrecer 61 kg
Fiorella Matheis ensina recheio de tapioca doce que não engorda
Por que os homens emagrecem mais rápido e o que podemos aprender com eles

Infância e adolescência

Suélen já nasceu grande. Com menos de 8 meses de gestação já tinha quase 4 kg de  peso e, por isso, teve que vir ao mundo antes da hora. A infância vivida junto à avó transformou a comida em carinho. Bolos de chocolate e outros quitutes pouco saudáveis faziam as vezes de afeto e demorariam a ser deixados de lado.  Ao contrário, ganhariam companhia de coxinhas e refrigerantes quando a loira, termo que originou o apelido Loris, começasse a ir para a escola.

Indiferente aos quilos a mais na infância, “a maior da turma” começou a se incomodar com o peso excessivo quando sentiu o rebuliço dos hormônios da adolescência. Com 11 anos e 70 kg, Loris declarou sua guerra pessoal contra a balança.

Desconfortável com as bolas de vôlei que a acertavam em cheio durante a aula educação física, Loris recorreu a um assistente de seu professor, que indicou uma nova modalidade para a menina que hoje tem 1,80 de altura: basquete. As professoras brutamontes e as meninas que, como ela, eram altas e desengonçadas, tornaram o ambiente mais confortável. Dessa época ela traz o gosto por subir escadas – antigamente as arquibancadas do ginásio – como treinamento físico.
Loris perdeu peso rapidinho: em três meses estava magra. Mas aos 17 anos, quando começou a trabalhar e teve que abandonar a atividade física, engordou 23 kg em menos de um ano. O resultado não poderia ser outro, já que ela nunca havia deixado de comer errado.

Lições para emagrecer com saúde 

Desconfie das soluções milagrosas

A saída para a então professora de artes que vestia calças tamanho 50 era experimentar um daqueles remédios tarja preta que as colegas compartilhavam, sem qualquer orientação médica. Emagreceu 10 kg inicialmente, mas não aguentava os efeitos colaterais da medicação, por isso intercalava períodos com e sem a medicação. O vai e volta lhe rendeu uma úlcera no estômago.

Depois do susto, a única opção era buscar uma forma saudável de emagrecer. Loris matriculou-se no jiu-jitsu. Trabalhando de dia e estudando de noite, ela fazia as aulas da meia-noite.

Mantenha o foco e não desista

Quando foi morar em São Paulo, uma academia de jiu-jitsu foi sua primeira busca. “Passei reto na musculação e fui direto para o tatame”, contou a moça, que até então odiava pesos e anilhas. Interessou-se pelo boxe. “Vi todo mundo se matando no boxe e gostei”, conta. “Na época pesava 97 kg, achei que iria detonar, mas não sabia nem pular corda”. Focada em não desistir, a jovem aprendeu a dar golpes e pular corda. Depois de 3 meses no esporte, Loris conquistou sua primeira cerificação.

Aceite o novo 

Na mesma época, uma professora da academia em que Loris treinava a desafiou a fazer musculação por um mês. O treino feito pela professora era intervalado, no tempo entre os aparelhos, pulava corda. Em duas semanas ela começou a sentir diferença. A atividade faz parte de sua rotina até hoje.

Dieta é mais importante que exercício

Malhar demais, para Suélen, é desnecessário. “As pessoas tendem a achar que devem passar de 3 a 4 horas na academia, mas não é assim”. A blogueira explica que o processo é dividido em partes: “70% vem da dieta e 30% da atividade física”. Achando que depois de malhar podia comer fast-food, Loris não via os resultados de tanto esforço na academia. Percebeu então que precisaria ajustar sua alimentação. Fui ao médico e foi ele quem me ensinou a comer direito.

Transforme o gordo em light

Apaixona pela cozinha, loris transformou as receitas da avó em pratos light. A primeira delas foi um bolo de milharina com goiabada. Ela trocou farinha de trigo por aveia, colocou clara no lugar da manteiga e a goiabada diet substituiu a goiabada comum.

Mantenha os músculos 

Loris ainda está no processo de emagrecimento. Atualmente com 80 kg, mas muita massa muscular, ela planeja emagrecer lentamente para não perder músculo no processo.  “O músculo protege os órgãos, as articulações e aumenta o tempo de vida”, conta entusiasmada a blogueira, que exibe corpo trincado. Na balança a evolução é lenta, mas no espelho já dá para ver muita diferença. Ela tem razão.