Benefícios do magnésio para quem pratica esportes

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Quem pratica esportes frequentemente, mesmo que de forma amadora, deve prestar muita atenção ao que coloca no prato. Excessos e faltas de alguns nutrientes podem provocar danos ao organismo em geral. Um dos componentes necessários ao bom funcionamento do corpo é o magnésio. Mas, você sabe para que ele serve?

Ele atua no organismo de uma forma geral e é um elemento relaxante que se opõe ao cálcio. “Existe mais de 300 enzimas diferentes, distribuídas pelo organismo, que são ativadas pelo magnésio, o que evidencia a sua importância no metabolismo humano”, diz Clement Hajian, médico fitoterapeuta, acupunturista, homeopata e ortomolecular.

O especialista diz que o magnésio é essencial ao metabolismo da glicose, para a produção de energia celular, síntese de proteínas e do DNA, atuando principalmente nos processos de relaxamento e contração muscular.

“O magnésio desempenha papéis antagônicos ao cálcio. O cálcio promove a contração muscular e o magnésio o relaxamento. Por essa razão, a deficiência deste elemento pode provocar contrações involuntárias, tremores, câimbras, arritmias cardíacas, inibição da síntese de DNA e RNA, alterações de humor, confusão mental e desorientação, fadiga, insônia, taquicardia.”, alerta Hajian.

Esse mineral está cientificamente classificado como um dos mais importantes para saúde da atividade cardíaca, para manutenção da função e estrutura do miocárdio. “Além disso, mantém a pressão sangüínea normal e reduz os batimentos irregulares”, aponta o ortomolecular.
O magnésio é encontrado em abundância em verduras, particularmente das folhas verde-escuro. Outras boas fontes são os produtos de soja como a farinha de soja e o tofu, legumes e sementes. Também é encontrado em nozes tipo amêndoas, castanha do Pará e castanha de caju. Grãos integrais, por exemplo, arroz integral e painço são ricos em magnésio. Ele também é encontrado em frutas, como damascos secos e abacate.

E assim como tem os alimentos que ajudam a deixar o magnésio em dia no organismo, há os que são vilões do mineral. “O álcool e a cafeína aumentam a excreção do mineral pela urina”, alerta Dr. Hajian.

A ingestão recomendada para mulheres de 19 a 30 anos é de 310mg/dia, para quem tem entre 31 e 50 anos a quantidade recomendada é de 320mg/dia. Para os homens entre 19 e 30 anos a dose é de 330mg/dia, para a faixa etária entre 31 e 50 anos a quantidade é de 350mg/dia. Para quem pratica esportes regularmente esta quantidade deve ser dobrada. “O ideal é se consultar com um especialista para saber sobre valores ideais e fontes de alimento ideal em cada situação”, recomenda o médico.

LEIA TAMBÉM:

Nutrientes em pílulas – Suplementação alimentar é ótimo, desde que não substitua os alimentos

Comer para correr! – Saiba o que consumir para ganhar energia no treino e atingir os resultados esperados