Com a chegada dos dias mais frios, os adeptos da atividade física tendem a desistir ou praticá-la com menor intensidade. Mas para aqueles que não desanimam e optam por continuar encarando os exercícios, alguns cuidados são necessários. O médico Daniel Kopiler, chefe do Serviço de Reabilitação do Instituto Nacional de Cadiologia (INC), diz que um erro muito comum é as pessoas pararem de se exercitar no inverno e, depois, com a chegada dos dias quentes, tentar recuperar a antiga forma, causando uma sobrecarga desnecessária ao organismo.
Leia também:
Veja 5 exercícios que vão deixar seu metabolismo a mil
Evite dores na coluna causadas pelo uso de computador
Samba emagrece até 800 calorias em uma hora
Ele destaca também que os exercícios trazem benefícios que devem ser levados em conta antes que a baixa temperatura tire o estímulo de se calçar o tênis e por o corpo em movimento. “Exercícios regulares previnem infarto do miocárdio, controla a hipertensão arterial e aumenta a qualidade de vida, longevidade, força e equilíbrio. A atividade também ajuda na produção de uma substância que ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos do coração e na resposta periférica que é a dilatação das veias que não são do coração.”
Mas de acordo com o médico, especialmente no inverno, antes de correr é necessário um bom trabalho de aquecimento e alongamento para prevenir lesões. “Nos dias mais frios é importante investir mais tempo preparando o corpo para a atividade, já que a tendência é que a musculatura fique mais contraída. Aquecer e alongar corretamente faz muita diferença na prática de exercícios e evita contusões”, afirma.
Veja algumas dicas:
Movimentos para alongar
Estático: Com o corpo parado, estender apenas uma determinada região do corpo. Permanecer na posição por 30 segundos.
Dinâmico: Executar movimentos de vai e vem ajuda no relaxamento da musculatura.
Passivo: Uma outra pessoa ajuda no alongamento, controlando a intensidade da força aplicada.
Movimentos para aquecer: O ideal é simular a atividade que será feita, durante alguns minutos, executando movimentos leves, mas que elevam a temperatura do corpo. Serve principalmente para diminuir o atrito entre as fibras musculares.