Alimentos funcionais

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Os alimentos funcionais estão invadindo o mercado. Além da função original de nutrição, eles prometem também ajudar na prevenção e tratamento de doenças, como se fossem remédios. Esses alimentos, enriquecidos de vitaminas, sais minerais, ácidos etc., são a nova tendência do mercado alimentício.

No Brasil, são vários os produtos que tentam adicionar um valor nutricional maior aos alimentos. Existem marcas de leite que já incluem em sua composição o ferro, além de várias vitaminas com funções diversas e até ômega-3, que ajuda no controle do colesterol prevenindo doenças cardiovasculares.

Também os ovos e margarinas já estão vindo enriquecidos com o ômega-3 e com 40% a menos de colesterol, podendo ser ingeridos mesmo por quem possui níveis mais altos de colesterol.

Os pães enriquecidos com fibras, além de ajudar no funcionamento do intestino, também influem na redução do colesterol e podem ser úteis até na dieta dos diabéticos, já que as fibras ajudam a retardar a absorção dos açúcares.

Mas, é preciso observar que os alimentos funcionais não realizam milagres. Para atingir a meta do consumo recomendado de fibras, que é de 30g por dia, seria preciso ingerir aproximadamente 1 kg de pão enriquecido com fibras. Seria necessário beber de um a dois litros de leite enriquecido com ômega-3 por dia para conseguir ingerir a quantidade equivalente ao consumo diário mínimo dessa substância. Esses alimentos ajudam, mas só isso.

Na verdade é bom que o consumidor não dispense e nem substitua a alimentação tradicional, pelos milagres anunciados. Nada se compara a uma dieta equilibrada somada com a prática regular de exercícios físicos.

É certo que, aliados a esses fatores, os alimentos enriquecidos podem ser úteis, mas não trarão resultados se forem o único recurso alimentar usado pelo consumidor.

Por Flavia Ramos e Luana Stoduto

Saiba mais:Exemplos de alimentos