Saiba o que comer para manter a saúde em dia e se prevenir de doenças sérias
Apostar em uma alimentação balanceada é um dos pontos mais importantes para manter a saúde em dia. E, sem dúvidas, incluir alimentos anti-inflamatórios na dieta deve ser interessante para qualquer pessoa.
Isso porque, tais alimentos garantem o bom funcionamento do intestino, além de ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, hipertensão, ansiedade, depressão, diabetes tipo II e até mesmo alguns tipos de câncer. Veja a lista de alimentos que você deve consumir.
Alimentos anti-inflamatórios
1. Cúrcuma
Conhecido também como açafrão-da-terra, essa especiaria é um dos alimentos anti-inflamatórios mais conhecidos e muito utilizados em shots para imunidade. Por possuir curcumina, ajuda a prevenir artrite, diabetes, obesidade ou síndrome metabólica.
Além disso, essa raiz tem ação antioxidante, antimicrobiana e características antissépticas e analgésicas.
2. Ômega-3
Presente em peixes como sardinha, atum, arenque e cavala, o ômega-3 é uma gordura saudável que ajuda a reduzir a produção de substâncias inflamatórias e prevenindo, assim, os danos celulares.
Ele é muito indicado na prevenção de doenças como diabete, doenças inflamatórias intestinais, Alzheimer, transtorno bipolar, esquizofrenia e fibrose cística, por exemplo. Casos de doenças autoimunes, como lúpus, psoríase e esclerose múltipla também podem ser beneficiados com o consumo de ômega-3.
3. Vegetais verde escuro
Brócolis, couve, espinafre e rúcula são ótimas opções de alimentos anti-inflamatórios por serem ricos em vitaminas A, vitamina C e sulforafanos. Por isso, seu consumo ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas importantes, como câncer, e doenças cardiovasculares.
4. Frutas vermelhas
Morangos, amora, mirtilo e outras frutas vermelhas não só combatem inflamações como preparam as células para responder melhor a qualquer inflamação futura. Ou seja, elas ainda geram um estoque anti-inflamatório no corpo.
5. Azeite de oliva
O azeite de oliva virgem ou extra-virgem pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, por exemplo. Isso porque, ele conta com a presença de polifenóis na sua composição, que age como um antioxidante protegendo e reduzindo os danos que causam inflamação nas células.
6. Tomate
Fonte de licopeno, o tomate é ainda rico em vitamina C e potássio. Esses nutrientes têm propriedades anti-inflamatórias capazes de reduzir a ação de inflamações relacionadas com alguns tipos de câncer como câncer como do fígado, pulmão, próstata, mama e cólon, por exemplo.