Para que a musculação traga os resultados desejados, não basta só puxar peso: a alimentação também cumpre um importante papel. Dietas restritivas podem ser úteis para ajudar a emagrecer, mas nem sempre combinam com treino pesado.
Depois de um exercício, o corpo precisa de proteínas, carboidratos e gorduras para recuperar os músculos. A proteína é fundamental para o ganho de massa muscular, mas não chega a lugar nenhum sozinha.
Comer só proteína ajuda a ganhar músculos?
Os aminoácidos das proteínas dependem dos carboidratos para serem transportados para as células. Por isso, ao contrário do que muita gente acredita, comer apenas proteínas não ajuda a ganhar massa muscular.
Existem diversas dietas com base em proteínas, que são capazes de eliminar até sete quilos em duas semanas, mas a restrição a carboidratos geralmente acontece apenas nos primeiros dias. Nesta fase, muitos sentem fadiga, mal estar e irritabilidade, o que pode atrapalhar os exercícios.
Riscos de comer só proteína
Alimentar-se apenas com proteínas não é suficiente, como explica o médico Fábio Cardoso, especialista em medicina preventiva. Segundo ele, outros nutrientes como carboidratos, gorduras, fibras, minerais e vitaminas também são necessários para o ganho muscular e devem estar presentes na dieta.
O excesso de proteína na dieta também pode levar a complicações nos rins, já que seu consumo aumenta a quantidade de ácido úrico no sangue e sobrecarrega a atividade dos órgãos, contribuindo para o surgimento de cálculos renais.