Acupuntura facial

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Deu no The New YorkTimes: é febre entre as atrizes de Hollywood desde a entrega do Oscar, em 2005, quando acupunturistas faciais se instalaram na Soho House para atender as celebs clientes. Os métodos naturais de rejuvenescimento começavam a despertar interesse no Ocidente fazendo o contraponto perfeito com as técnicas invasivas existentes – curiosamente em Los Angeles, meca da plástica e dos artificialismos. De Gwyneth Paltrow à Cher, quem aderiu rasgou-se em elogios.

Assim, a acupuntura facial, de rejuvenescimento ou estética, nomes pelos quais a técnica milenar de medicina oriental é conhecida, encontrou seu espaço. O resultado é a diminuição das linhas de expressão e rugas através do aumento da produção do colágeno e da circulação do sangue nas áreas onde as agulhas são inseridas. Sob esse ângulo, parece um verdadeiro milagre.

A melhora da aparência no fim de cada sessão é inegável e não há surpresas desagradáveis com o resultado

Começou na China, por volta do ano 1000 a.C., o uso da medicina para abrandar os efeitos visíveis do envelhecimento. Com caráter holístico, ajuda o indivíduo a se sentir mais jovem porque trata os aspectos físicos e emocionais. O tratamento vem substituindo o uso do botox e da plástica nos Estados Unidos. “Em Nova Iorque, pratica-se as duas técnicas ao mesmo tempo (botox ou plástica e acupuntura) luta desenfreada pela juventude eterna”, constata Ana Korb, acupunturista, no Rio, formada em medicina oriental pelo New York College of Health Professions, USA.

Beleza na ponta da agulha

Apesar de ser feito em várias sessões – entre dez e quinze, de meia hora cada – e exigir manutenção mensal, está atraindo muitos adeptos que procuram uma técnica menos agressiva e mais duradoura para tratar a questão do envelhecimento.

“A prática varia muito, depende do acupunturista. Além de agulhas no rosto, gosto de usar máscaras com ervas chinesas e massagens para intensificar o resultado do rejuvenescimento”, explica Ana Korb. Método mais natural não existe: a sessão básica consiste na inserção de agulhas finíssimas em áreas específicas do rosto e orelhas, revitalizando a pele, uma vez que mexe com a circulação sanguínea, trazendo nutrientes para o rosto e melhorando sua vitalidade e coloração.

Porém, dermatologistas como Claudio Wulkan, de São Paulo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, ainda não estão plenamente convictos do real aumento na produção de colágeno – suposta reação da pele como defesa à entrada das agulhas. “Mesmo que haja um leve aumento, será suficiente para realmente preencher um sulco ou ruga, como fazem os preenchedores tradicionais ou a toxina botulínica?”, questiona. De qualquer forma, a melhora da aparência no fim de cada sessão é inegável e não há surpresas desagradáveis com o resultado.

“A beleza é algo que vem de dentro para fora”, conceito subjetivo que os chineses concretizaram como ninguém. Nem Madonna ficou fora dessa. Cabe a nós, frágeis mortais, escolher o caminho ou a picada da juventude.

Serviço:

– Ana Korb – Acupunturista – Av. N.Sra.de Copacabana,1066 Sl 806 Rio (21) 2247-1862 e 7669-6769

– Dr. Cláudio Wulkan – Dermatologista – Al. Joaquim Eugênio de Lima,1674, casa 02 SP (11) 3885-4511

Leia também:

– Acupuntura e emagrecimento – A acupuntura pode ser valiosa no tratamento dos distúrbios alimentares

– Guia de terapias alternativas – Existem vários métodos para cuidar do seu bem maior: a saúde

Convite: Confira a Cartilha da Mãe Rosa e participe!