A revolta do corpo

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Hoje eu quero falar direto com você!

Há quanto tempo seu corpo é um grande problema em sua vida?

Há quanto tempo a comida é um obstáculo a ser vencido?

Quantas vezes imaginou que não conseguiria superar suas dificuldades?

Quantas noites a geladeira foi a única saída para aplacar seu sofrimento?

Quantas pessoas te cobram comportamentos ditos ‘adequados’ frente à comida? 

Vem cá! Chega mais perto…

Quero te convidar para a Re-Volta do Corpo!

Não entendeu? Vou explicar!

É preciso construir uma outra volta para seu corpo, pois todas vividas até agora, provavelmente, atendem mais a demanda do mundo do que à sua própria demanda. Pare de olhar o que o mundo espera de você. Canalize suas energias para olhar o que você espera de si mesmo(a)!

Tarefa difícil? Não sabe como executá-la?

Tudo bem! Seja paciente e generoso(a) consigo mesmo(a)!

Toda mudança é processo, mas para que um processo seja vivido de forma consciente, é preciso preparar-se para este evento.

1º Passo da Preparação:

Pare! Sente em lugar confortável… Respire fundo… Mantenha a coluna ereta e relaxada…  Feche os olhos… Inspire e expire profundamente… E quando se sentir pronto(a), pergunte-se mentalmente, pelo tempo que for necessário:

Como será minha vida quando eu não tiver mais problemas com meu corpo?

Imagino que esteja dizendo: ‘É fácil responder! Serei feliz quando não tiver problema com meu corpo!’

É mesmo? Então significa que só é feliz magro(a)! Sendo assim, deve ter sido feliz cada vez que conseguiu eagrecer. E por que engordou novamente, no famoso efeito sanfona?

Pois é… a resposta não é tão rasa assim. Vamos com calma. Pense com a cabeça e sinta com o coração. Retorne à pergunta:

Como será minha vida quando eu não tiver mais problemas com meu corpo?

Talvez você descubra que o seu corpo da forma que está, lhe ajude a manter-se afastado(a) daquilo que de fato, é pesado carregar. Portanto, preparar-se para o evento do emagrecimento é muito mais do que comer menos e exercitar-se mais. Além desse cuidado, extremamente legítimo e necessário – nutrição adequada e exercício físico – outro aspecto precisa ser incluído: nutrir e exercitar seus sentimentos.

Quando aprende a nutrir seus sentimentos, você cria condições para diferenciar o alimento do corpo do alimento da alma. Quando exercita seus sentimentos, você cria condições para reconhecer o que verdadeiramente te alimenta do ponto de vista fisiológico e psicológico.

Para que esse aprendizado se estabeleça é preciso convocar a Re-Volta do Corpo e criar uma outra Volta para seu corpo se expressar!

Laura Cavalcanti é psicóloga com formação em Transtornos Alimentares e Obesidade, Psicoterapia Breve, Psicologia Hospitalar, Teoria e Clínica Psicanalítica, Análise Existencial e Relaxação Terapêutica. Criadora e fundadora do Projeto ‘Emagrecer dói?’ (www.emagrecerdoi.com.br) – Grupo de Apoio Emocional, que atende clientes com dificuldade de emagrecimento.