null: nullpx
café da manhã-Tasaudavel

9 segredos para começar o dia emagrecendo com o café da manhã certo

Publicado 13 Mai 2017 – 12:00 PM EDT | Atualizado 16 Mar 2018 – 10:04 AM EDT
Reações
Compartilhar

Médicos e nutricionistas são unânimes em afirmar que um café da manhã de qualidade é essencial para a manutenção da saúde e para o emagrecimento. Mas o que comer logo cedo e quais hábitos adotar ou evitar para a primeira refeição do dia? Conheça alguns dos principais segredos:

Café da manhã ideal para perder peso

Certifique-se que cerca de 45% a 55% de suas calorias do café da manhã sejam dedicadas aos carboidratos, o que equivale a aproximadamente 40 a 55 gramas do nutriente. Aposte em frutas, legumes e cereais e grãos integrais, como aveia, por exemplo.

Proteína também é fundamental para um café emagrecedor. Faça com que uma média de 15% a 20% do valor calórico da refeição seja composta pelo nutriente, ou seja, cerca de 13 a 20 gramas. Proteínas garantem saciedade, favorecem o bom funcionamento do metabolismo e ajudam na dieta. Ovos, iogurte, proteína em pó em smoothies, nozes, sementes e grãos integrais são excelentes fontes de proteína.

A aveia, aliás, é um dos melhores alimentos para a primeira refeição do dia. Rica em fibras, ela garante saciedade, evitando exageros e apetite fora de hora ao longo do dia, regula a quantidade de açúcar no sangue e melhora o funcionamento do intestino. E saiba que não precisa ficar no mingau básico: experimente preparar 3 receitas com aveia superfáceis para turbinar seu café da manhã.

Quem pratica atividades físicas deve caprichar no café da manhã para garantir energia e evitar comprometimento dos músculos durante os exercícios. Para ficar saciado sem engordar, conheça 10 opções de café da manhã indicadas por mulheres que malham e têm corpo bem definido.

Gorduras boas também devem entrar no cardápio matutino, mas com moderação. Aposte em cerca de 10 a 15 gramas de gordura boa do seu total de calorias do café da manhã, em opções como azeite de oliva, nozes, sementes e abacate, por exemplo.

Peras, maçãs, vegetais, nozes, sementes e grãos integrais são excelentes fontes de fibra que podem ajudar a emagrecer e entram facilmente em qualquer café da manhã. Procure fazer com as fibras componham, logo cedo, 25% do seu total recomendado de 25 gramas por dia.

O tempo que você leva para fazer sua primeira refeição também influencia no emagrecimento. Especialistas indicam tomar o café da manhã dentro de 30 a 60 minutos após acordar. Você pode até dividir a refeição em duas partes, comendo algo ao se levantar e deixar a outra metade para uma hora e meia mais tarde.

Evitar o consumo de açúcar refinado é umas das maneiras mais eficientes de emagrecer e melhorar a saúde como um todo. O alimento traz diversos prejuízos ao corpo e, se precisar começar o dia com algo mais docinho, aposte em frutas e use o mel natural para adoçar suas preparações.

Ao contrário do que muita gente imagina, existe uma grande de alimentos que podem fazer parte do seu café da manhã e evitar as repetições que acabam desanimando a dieta. Se você fica preso sempre aos mesmos ingredientes, vale conhecer os 17 melhores alimentos para comer no café da manhã e manter a barriga lisinha.

Como perder peso com saúde

Reações
Compartilhar

Mais conteúdo de interesse