7 erros ao fazer chá que despencam suas chances de emagrecer

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Preparar um chá com o objetivo de emagrecer, cuidar da saúde ou simplesmente saborear uma bebida quentinha no fim do dia parece muito simples, mas também é preciso seguir algumas regrinhas para aproveitar os benefícios das ervas. Até temperatura da água, por exemplo, requer um cuidado especial. Confira na galeria o que você comete de erro ao fazer e ao consumir e mude seus hábitos hoje mesmo.

Leia também
9 verdades sobre a tapioca que você precisa saber antes de incluí-la na dieta
Suco de luz emagrece e é arma detox de famosa; aprenda receita
5 formas de turbinar sua água para emagrecer e eliminar barriga

Erros ao consumir chás

Esquentar a água no micro-ondas – Além de ser muito perigoso e nada aconselhável, se você esquentar a água na sua xícara no micro-ondas, não poderá controlar a temperatura da água. E isso será determinante no resultado final da sua bebida.

Usar água muito quente – A água que você vai usar para preparar o chá não deve ferver para não mudar o sabor da erva e nem eliminar propriedades dela. Ou seja, você precisa deixar no fogo até que ela chegue perto do ponto de ebulição, mas não entre nele. Simplificando: desligue a água quando as primeiras bolinhas começarem a surgir, antes de borbulhar.

Usar chá de saquinho – A verdade é que os chás de saquinho não têm a mesma potência do que se você preparar da forma mais indicada. Para ervas simples (à base de folhas ou flores), o método certo é o de infusão. Basta deixar a água quente (antes de ferver) e adicionar as ervas, deixando descansar tampada e fora do fogo por 5 minutos antes de consumir.

Fazer o chá muito forte – Exagerar na hora de preparar o chá e deixa-lo muito forte também pode causar problemas. O chá de hibisco, por exemplo, se for preparado muito forte, pode causar dor de estômago em algumas pessoas. O ideal é usar uma ou duas colheres de chá da erva escolhida para cada xícara de água.

Escolher um chá para emagrecer ou turbinar sua saúde sem orientação médica – A nutricionista Flávia Sguario alerta: “Nunca se deve utilizar a bebida sem a orientação de um profissional que conheça bem suas indicações”. Isso é importante porque existem algumas contraindicações para grupos específicos de pessoas.

Consumir em excesso – Para tudo existe limite. E com os chás não deve ser diferente. As ervas também podem fazer mal se consumidas fora de controle. Algumas podem fazer desenvolver enxaqueca ou hipertensão, por exemplo. Para saber a quantidade certa, também é preciso consultar um especialista.

Não cozinhar ervas mais duras – Se o chá que você for consumir for à base de raízes, por exemplo, ou qualquer outro tipo de “erva” mais dura, você precisa cozinhar. É o caso da canela, que você precisa deixar por 15 minutos em água fervente para que ela libere o sabor, deixando outros 10 minutos fora do fogo para descansar. Esse método chama decocção.