5 passos para não desistir da academia

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Todo mundo conhece aquela pessoa superfitness que adora ir para a academia e se desdobra em mil para nunca faltar. Porém, tirando essas raras exceções, a maioria de nós sente preguiça de malhar e, especialmente nos primeiros meses após a matrícula, fica brigando com o próprio cérebro para não inventar desculpas para sabotar o treino.

Leia também:

Dicas fitness dadas pela mulher com o bumbum mais bonito do Instagram

Dicas para não desistir da academia e emagrecer

Quem treina acompanhado emagrece mais rápido, diz pesquisa

Porém, saiba que essa é apenas a etapa inicial do processo. Depois de alguns meses de persistência, seu corpo irá se acostumar com a rotina de exercícios físicos, e ir para a academia será um movimento natural que você realiza diariamente sem esforço. Vai chegar um ponto, inclusive, que você se sentirá fisicamente mal se pular um dia de malhação, pois seu organismo sentirá falta do bem-estar proporcionado.

Para conseguir chegar até este nível sem desistir antes, a personal trainer Milena Nogueira lista 5 passos que ajudam a manter o foco e perseverança para a obtenção do seu objetivo:

Escolha uma academia próxima da sua casa ou trabalho – ou, preferencialmente, no caminho entre um e outro. O seu maior desafio é espantar a preguiça e ir até a academia. Se a chegada até lá for dificultada, é muito mais fácil inventar desculpas para não ir.

Treine sempre no mesmo horário. ‘O corpo vai entender que aquela é a hora de malhar, tornando o treino um hábito’, diz Milena. Organize-se para ir sempre antes ou depois do trabalho, por exemplo.

Com a ajuda de seu professor, crie metas curtas e possíveis. ‘Estes pequenos objetivos são o caminho para chegar ao destino maior’, afirma a personal. É mais fácil perder o foco com prazos muito longos, e objetivos inatingíveis só irão te frustrar e fazer perder a força de vontade. Ao observar resultados sutis e contínuos, você sempre estará motivada.

Não se intimide com o ambiente novo da academia. É muito comum chegar lá fora de forma e ficar sem graça perto dos marombeiros. Em primeiro lugar, tenha em mente que todos estão lá com o mesmo objetivo, porém alguns estão apenas mais avançados. Em segundo, procure focar em você, não nos outros.

Se não tiver condições financeiras de contratar um personal trainer para acompanhar seu treino de perto e te incentivar, procure malhar junto com um amigo, ou tente conhecer alguém na academia que frequente no mesmo horário que você. Além de ser mais divertido, o que gera motivação, você poderá levar um puxão de orelha merecido quando faltar.