4 motivos pelos quais o refrigerante light acaba com a dieta

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Refrigerantes são calóricos, cheios de açúcar, te dão celulites e gordura localizada. Por isso, ao começar a dieta, você resolveu optar pelas versões light e zero, afinal, dá para tomar uma garrafa inteira sem ganhar uma grama. Mas na esperança de emagrecer sem abrir mão da bebida gasosa, você ignora que além de ser um verdadeiro veneno para a sua saúde, ela é um vilão bem disfarçado para a sua dieta.

Leia também

Refrigerante caseiro é saudável e fácil de fazer

Receitas Dukan: aprenda pratos da dieta

Teste: qual dieta combina com você?

Apesar do gosto muitas vezes se transformar em vício por refrigerantes, sempre é possível se desvincular aos poucos dos líquidos pretos, amarelados ou alaranjados. Veja a seguir quatro bons motivos para nunca mais trocar um refrescante copo de água por alguns goles do falso saudável.

Quatro motivos pelos quais os refrigerantes light e zero acabam com a sua dieta

Incha: segundo a endocrinologista Ana Priscila Soggia, o refrigerante normal possui, de fato, mais calorias, o que causa o ganho de peso, mas o zero compensa na quantidade de sódio, o que, além de aumentar o risco de pressão alta, provoca a retenção de líquidos e, consequentemente, inchaço. Mesmo que você perca gordura, a água nos tecidos continuará pesando no ponteiro da balança e impedindo que aquele botão da calça jeans seja fechado. (Foto: Thinkstock)

Continua dando celulite: por ter ainda mais sódio que o refrigerante normal e consequentemente causar mais retenção de líquidos, o refrigerante light continuará, mas agora de maneira mais intensa, ressaltando os antigos buraquinhos e criando novos furinhos de celulite. Os efeitos pioram se as latinhas substituírem os copos de água, bebida que diminui a retenção de líquidos. Nada bom para quem quer melhorar o shape. (Foto: Thinkstock)

Os adoçantes do refrigerante dão fome: algumas pesquisas científicas recentes vêm demonstrando que o consumo de adoçantes, como os presentes nos refrigerantes light, diet e zero, pode estimular a fome. Segundo os pesquisadores de um desses estudos, realizado na Universidade de Perdue (EUA), o sabor doce prepara o sistema para a ingestão de uma grande quantidade de calorias, como essas calorias não existem, o organismo acaba solicitando mais comida, provocando a fome excessiva. (Foto: Thinkstock)

Causa insônia e ganho de peso: a cafeína presente nos refrigerantes pode aumentar a ansiedade, a excitação e desencadear insônia. Enquanto dormimos, o nosso organismo produz leptina, hormônio inibidor do apetite. Se o sono é ruim, aumentam os níveis do hormônio grelina, que estimula a vontade de comer. A soma desses fatores resulta em você assaltando a geladeira no meio da noite e com uma fome que se estenderá pelo dia todo. (Foto: Thinkstock)