null: nullpx
coração-Tasaudavel

11 alimentos que fazem bem para o coração e reduzem chance de doença cardíaca

Eles fazem um bem danado para a sua saúde. Aposte!
Publicado 19 Abr 2022 – 12:08 PM EDT | Atualizado 19 Abr 2022 – 12:08 PM EDT
Compartilhar
Default image alt
. Crédito: gbh007/Getty Images/iStockphoto

Além da prática regular de atividades físicas, uma dieta balanceada, variada e rica em nutrientes é fundamental para prevenir doenças cardiovasculares.

Em um artigo para o site da Cleveland Clinic, centro médico norte-americano, a nutricionista de cardiologia preventiva Julia Zumpano elaborou uma lista com tipos de alimentos que fazem bem para a saúde e previnem problemas no coração. Veja o que incluir no cardápio hoje mesmo:

Alimentos que fazem bem ao coração

1. Peixes ricos em ômega-3, como salmão, atum, cavala, arenque e truta.

2. Nozes, amêndoas e outras oleaginosas também são opções indicadas pelas nutricionista.

3. Fontes de ômega-3 e fibras, as sementes de linhaça e chia são ótimas para a saúde do coração.

4. Versátil, a aveia pode fazer parte de preparações doces e salgadas e também protege o coração.

5. Aposte em variedades de leguminosas, como feijão, lentilha e grão de bico, por exemplo, que são fontes de fibras, minerais e vitaminas do complexo B.

6. Até mesmo o vinho tinto, com moderação, pode fazer parte da dieta que faz bem ao coração. Uma a duas taças por dia pode ajudar a melhorar os níveis de colesterol bom.

7. Procure incluir soja na sua alimentação para garantir um coração mais forte e saudável.

8. Inclua na dieta vegetais ricos em carotenoides e fibras, como cenoura, batata doce, pimentão vermelho, tomate e abóbora, por exemplo.

9. Vegetais verdes, como espinafre, couve, acelga, brócolis e aspargos são fontes de nutrientes poderosos, como vitaminas C e E, potássio, folato, cálcio e fibras.

10. O consumo de frutas também é importante para a saúde do coração. Laranja, melão e mamão, por exemplo, são ricas em betacaroteno, potássio, magnésio e fibras. Já morango, amora e framboesa são ótimas fontes de fibras e fitonutrientes.

11. Chocolate também está permitido. A versão amarga do doce, segundo a nutricionista, faz bem para o coração. Quanto maior a porcentagem de cacau, melhor.

Saúde do coração


Compartilhar

Mais conteúdo de interesse