10 erros que aumentam a gula

por | jun 30, 2016 | Alimentação

A gula é muito diferente da fome. Muitas vezes, já estamos satisfeitos, mas continuamos comendo simplesmente porque ainda tem comida no prato ou porque a receita é muito gostosa para ser desperdiçada. Outras vezes, não estamos com a menor fome, mas só de ver aquele bolo delicioso com calda de chocolate escorrendo sentimos um buraco se abrindo no estômago.

Leia também:
Fome ou gula? Endocrinologista explica o que nos faz comer
5 fatores que causam fome psicológica
Evite a fome comendo alimentos que promovem saciedade; veja quais

O problema desses desejos repentinos é que eles nos impedem de manter o peso no nível saudável e, quando são atendidos, quase sempre nos levam a ingerir uma quantidade muito grande de gordura ou açúcar em um período curto, prejudicando, também, a saúde.

Isso sem falar no mal-estar que sentimos depois de comer demais e da fome exagerada que vem pouco tempo depois, já que o estômago foi dilatado.

É claro que comer uma ou outra besteira às vezes não faz mal a ninguém: esse hábito não deve ser abolido do seu dia a dia. No entanto, o ideal é que você consiga controlar seus impulsos e comer somente um pedacinho de um doce ou fritura quando estiver sentindo muita vontade, a fim de matar a gula sem prejudicar a saúde.

Como controlar a gula

Abaixo, confira uma lista, elaborada pelo portal Health.com, que reúne 10 hábitos do dia a dia que fazem sua gula ficar ainda maior e incontrolável. Aprenda a evitá-los e leve a vida com mais equilíbrio:

Você come pouco no café da manhã – Ainda que você não sinta fome pela manhã, comer algumas calorias nesse horário evita que você belisque mais tarde. É importante incluir proteína nessa refeição, bem como fibras, pois elas ajudam a segurar a fome por mais tempo.

Crédito: Thinkstock

Sua porção é muito grande – Você sentiu um desejo enorme de comer brownies e decidiu atender sua vontade. Até aí, tudo bem. O problema é que você pega três pedaços logo de cara, quando, provavelmente, precisaria apenas de metade de um. Um estudo de 2013 da Cornell University descobriu que uma porção pequena de chocolate, torta doce ou salgadinho promove tanta saciedade quanto as porções maiores, porém com 76,8% menos calorias.

Crédito: Thinkstock

Você não come nada – Você sentirá culpa se comer o doce que está desejando, então não come nada. No entanto, você poderia satisfazer sua gula comendo algo similar, porém saudável, como uma porção de morangos superdoces ou um punhado de pistaches, caso seu desejo seja por salgadinho. No entanto, se sua vontade não passar enquanto você não comer brigadeiro, ingira uma unidade pequena, mastigue devagar, apreciando o sabor, e pronto.

Crédito: Thinkstock

Você não sabe o motivo da sua gula – Você está devorando uma barra grande de chocolate e não consegue parar. Se você não souber a origem dessa ansiedade, não conseguirá fazer nada para diminui-la. Um bom exercício é: toda vez que você sentir uma vontade incontrolável de comer algo, anote suas emoções no momento: cansaço, ansiedade, estresse, tédio, etc. Eventualmente, você perceberá um padrão e conseguirá atacar a fonte do problema, ao invés de partir para a comida como modo de confortar-se.

Crédito: Thinkstock

Você não combina a ‘besteira’ com algo saudável – Não pense nesses deslizes como ‘tudo ou nada’. Você pode combinar um alimento não saudável pelo qual você está com desejo com outras comidas balanceadas. No restaurante, peça o habitual salmão grelhado com salada e uma porção de batatas fritas à parte. Coma a refeição primeiro e, depois, mate a vontade com 1/3 ou metade das fritas. O estrago não é tão grande porque os antioxidantes presentes na salada, neste caso, ajudam a contrabalancear a gordura da fritura.

Crédito: Thinkstock

Você se sente culpada – Esta pode ser a chave para reduzir a gula. A culpa faz com que você ignore seus pensamentos, uma estratégia que, na verdade, é um tiro no pé, pois faz com que você fique ainda mais obcecada com o alimento e acabe comendo mais do que comeria sem culpa. É uma autossabotagem da mente: ‘não posso ter, então quero ainda mais.’

Crédito: Thinkstock

Você usa toda a sua força de vontade – Isso nem sempre funciona, porque, se você ceder em algum ponto, sentirá que falhou e ficará frustrada, correndo o risco de desistir da dieta. Uma estratégia que funciona melhor é a distração. Como esses desejos repentinos passam em alguns minutos, ao invés de ficar parada, concentrando-se para não comer o que quer, distraia-se. Um estudo revelou que jogar Tetris por três minutos reduz a intensidade da vontade de comer. Caminhar por 15 minutos também diminui a gula por chocolate.

Crédito: Thinkstock

Você mantém tentações por perto – Você não tem que batalhar com a sua mente todos os dias. Se são 10 horas da noite e você sente vontade de comer um cookie, provavelmente não sairá de casa para comprar. Mas, se tiver alguns na despensa, fica muito mais fácil ceder. Se sua família insiste em manter besteiras na casa, procure deixá-las em armários separados ou fora da sua visão.

Crédito: Thinkstock

Você está de dieta – De acordo com um estudo publicado no periódico Appetite, pessoas que fazem dieta têm desejos por comida mais fortes e mais difíceis de resistir do que quem está apenas mantendo o peso, especialmente os alimentos que são proibidos no regime. Quando você constantemente nega a si mesma comidas que ama, eventualmente irá explodir e acabará devorando tudo. Se dê um pequeno agrado todos os dias para evitar que isso aconteça.

Crédito: Thinkstock

Você usa Instagram ou Pinterest – Dependendo das pessoas que você segue, seu feed estará sempre repleto de receitas maravilhosas, chamativas, saborosas e – claro – calóricas. Procure seguir perfis que postem fotos de pratos saudáveis, nutritivos e também vistosos. Isso irá te inspirar a fazer preparações benéficas e ajudará no controle da gula por besteiras.

Crédito: Thinkstock