10 benefícios da stévia para perder peso e ganhar saúde

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Um dos adoçantes naturais mais utilizados por quem  está de dieta, a stevia ou estévia não possui calorias, é 300 vezes mais doce que o açúcar e pode substituí-lo em bebidas e receitas. Também conhecida como açúcar verde e capim doce, é uma extraída da planta Stevia Rebaudiana, nativa da América do Sul, e foi descoberta em 1905 pelo botânico suíço Moisés Santiago de Bertoni. Atualmente, é comercializada em forma líquida, comprimidos ou em pó. A marca de adoçantes Finn reuniu algumas curiosidades sobre a stevia.

Leia também:
Adoçantes são menos calóricos que açúcar, mas não são mais saudáveis

Açúcar mascavo: menos calorias e mais nutrientes
Ágave substitui açúcar e mel com menos calorias e mais saúde

Adoçante de stévia é saudável?

1 – Os orientais são grandes estudiosos das propriedades da stévia. Eles a utilizam não só para adoçar, mas também seu extrato integral para fins medicinais.

2 – A planta tem origem na região da fronteira do Brasil com o Paraguai e é chamada pelos índios guaranis de “caa-hee”, que significa “erva doce”. Na medicina popular, eles utilizam as folhas para tratar doenças do estômago, além de mastigá-las como uma guloseima doce.

3 – Ao contrário do que muita gente pensa, a stévia não é uma novidade. Em 1952 pesquisadores dos Estados Unidos já haviam confirmado se tratar do produto natural mais doce já encontrado. 

4 – No Japão, os extratos da stévia já são utilizados há mais de 25 anos por milhões de pessoas. Atualmente, vem sendo muito utilizada também em pães, cereais, sorvetes, iogurtes, refrigerantes e outros produtos.

5 – É muito indicada para quem precisa reduzir o consumo de açúcar, como os diabéticos e os que querem perder peso. Mas não possui contraindicação e pode ser consumida por todas as pessoas que querem ter hábitos mais saudáveis, inclusive crianças e gestantes. 

6 – Um dos pontos positivos da stévia é o fato de ser totalmente metabolizada pelo organismo e não ficar acumulada no fígado ou nos rins. De acordo com alguns estudos, ela também é benéfica na regulação da glicemia e da hipertensão.

7 – Tem sido adotada também por pessoas que têm uma filosofia de vida mais natural, como o naturalismo, crudivorismo e veganismo. 

8 – É o único edulcorante – substâncias naturais que substituem o açúcar – de origem vegetal produzido em escala industrial.

9 – O uso da stévia é certificado pelo JECFA (comitê científico internacional de especialistas em aditivos alimentares administrado pela FAO e pela OMS) desde 1998. 

10 – Mesmo não havendo restrições ao consumo de stévia, é preciso ter atenção aos limites seguros do consumo de substâncias adoçantes. A IDA – Ingestão Diária Aceitável – da stévia é de 4 mg/kg por dia.